UM AMBIENTE PARA APOIO À EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA BASEADO NA CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Nome: MARIZE LYRA SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 13/06/2001
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
CREDINE SILVA DE MENEZES | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
ALBERTO NOGUEIRA DE CASTRO JÚNIOR | Examinador Externo |
CREDINE SILVA DE MENEZES | Orientador |
RICARDO DE ALMEIDA FALBO | Examinador Interno |
Resumo: Este trabalho apresenta um modelo de ambiente para apoio ao gerenciamento e controle de cursos tecnológicos à distância oferecidos pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo CEFETES, cujo enfoque pedagógico baseia-se na construção de competências e habilidades, suprindo as necessidades de comunicação, apoiando e facilitando o processo de ensino-aprendizagem.
Nele é feita uma breve descrição de Educação a Distância Mediada por Computadores e sobre tecnologia de Groupware. Depois de discutidos os requisitos e os aspectos cognitivos do sistema e, apresentado um modelo baseado no paradigma de orientação por objeto.
Por fim, é apresentado o CEFET OnLine, que é um protótipo desse modelo de ambiente.