A Reactive GRASP Algorithm for the Multi-depot Vehicle Routing Problem with Time Windows
Nome: ISRAEL PEREIRA DE SOUZA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 19/07/2022
Orientador:
Nome | Papel |
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MARIA CLAUDIA SILVA BOERES | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANDRÉ RENATO SALES AMARAL | Examinador Interno |
LUIZ SATORU OCHI | Examinador Externo |
MARIA CLAUDIA SILVA BOERES | Orientador |
Resumo: O problema de roteamento de veículos (PRV) é um problema conhecido na literatura,
pela sua dificuldade. Neste trabalho descrevemos o algoritmo Reactive greed randomized
adaptive search procedures (Reactive GRASP), usando descendência de vizinhança variável,
em inglês VND, como procedimento de busca local para resolver o problema de roteamento
de veículos com múltiplos depósitos (PRVMD) e o problema de roteamento de veículos
com múltiplos depósitos e janelas de tempo (PRVMDJT). Este algoritmo, denominado
RGRASP+VND, combina quatro estratégias de busca local e uma técnica de clusterização.
O conjunto de instâncias de Cordeau et al., um benchmark conhecido para o PRVMD e
PRVMDJT, foi utilizado nos testes experimentais. O RGRASP+VND obtém melhores
resultados na maioria das instâncias pequenas e a menor média de custo das soluções para
todas as instâncias nos testes experimentais comparando com as aplicações anteriores do
GRASP na literatura do MDVRP. Os resultados também são comparados com o estado
da arte do MDVRP e MDVRPTW.