Um framework conceitual para a concepção de ecossistemas inteligentes de aprendizagem
Nome: PEDRO DAVID NETTO SILVEIRA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 16/02/2022
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
DAVIDSON CURY | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
ALBERTO NOGUEIRA DE CASTRO JÚNIOR | Examinador Externo |
CREDINE SILVA DE MENEZES | Coorientador |
DAVIDSON CURY | Orientador |
GIANCARLO GUIZZARDI | Examinador Interno |
SERGIO CRESPO COELHO DA SILVA PINTO | Examinador Externo |
Páginas
Resumo: Com o advento da cultura digital a partir do avanço da tecnologia, temos vivido um
momento oportuno para flexibilizar nossas interações. No contexto educacional isso não
é diferente. As escolas precisam de mecanismos para potencializar a aprendizagem dos
estudantes, apoiando o desenvolvimento de habilidades e atitudes na aplicação dos conhecimentos construídos. Mas isso não está acontecendo, uma vez que o nosso sistema
educacional, ainda é fortemente pautado nos mesmos métodos e técnicas de ensino tradicionais.
Nesta tese abordamos uma parte dos limites da escola atual e suas fragilidades para lidar
com as mudanças que a educação sofrerá nesta década, dado que a personalização, a
colaboração e a aprendizagem informal terão papel destacado nos processos educacionais,
que serão apoiados pela ubiquidade e pelas tecnologias da informação e comunicação.
Tendo isso em vista, nossa pesquisa trata, dentre outras coisas, o fomento das interações
em ecossistemas de aprendizagem, valorizando a construção do conhecimento não somente
na escola, mas em diferentes contextos sociais e ao longo da vida, buscando um processo de
aprendizagem personalizado e flexível. Isto pode ser alcançado com ambientes inteligentes
de aprendizagem. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho é o desenvolvimento de um
framework conceitual para modelagem desses ambientes.
Nossa contribuição inclui: (i) o desenvolvimento de uma ontologia (de referência e operacional) para ecossistemas de aprendizagem na cultura digital; (ii) um Framework para apoiar
a modelagem de ambientes inteligentes de aprendizagem; (iii) a implementação e teste de
um ambiente inteligente projetado com o Framework, enquanto uma prova de conceito da
tese. Todos esses aparatos foram avaliados e validados, de forma que os resultados indicam
que eles possuem aplicabilidade exitosa dentro e fora do contexto acadêmico.