Ambientes Computacionais para Apoio à Aprendizagem: Um Experimento com Frações
Nome: HENRIQUE MONTEIRO CRISTOVÃO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/12/1997
Orientador:
Nome | Papel |
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CREDINE SILVA DE MENEZES | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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CREDINE SILVA DE MENEZES | Orientador |
DAVIDSON CURY | Examinador Interno |
Resumo: O estudo da pedagogia envolvida no ensino de frações, juntamente com a análise das abordagens de diversos softwares educativos, permitiram a elaboração de um protótipo: um ambiente computacional para auxiliar o aprendizado de frações. Assunto este que apresenta muitas dificuldades no decorrer do processo ensino-aprendizagem, principalmente pela falta de recursos adequados que possibilitem ao aluno explorar com poucos limites os conceitos, princípios e relaçòes envolvidas nas representações e operações de números fracionários. Destaca-se como resultado a importância que deve ser conferida a três estratégias de interação aluno-software, numa aproximação ao paradigma construcionista: construção, simulação e micrumundo. O ambiente apresentado rompe com limitações inerentes à manipulação de materiais usados normalmente no aprendizado de frações, complementando as aulas que possuem situações difíceis de serem trabalhadas pelo professor. Oportuniza o entendimento dos conceitos mais complicados, bem como as operaçõess s, multiplicativas, e permite desenvolver um trabalho em grupo com grandes benefícios, decorrentes das discussões entre alunos e professor, justificando assim o uso do computador na educação.