OPERA: Ambiente Digital para apoiar o ensino das operações básicas da matemática baseada na Teoria dos Campos Conceituais

Nome: Genilson Gomes Corradi
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 02/04/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Credine Silva de Menezes Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Alberto Nogueira de Castro Júnior Examinador Externo
Credine Silva de Menezes Orientador
Davidson Cury Examinador Interno

Resumo: As pesquisas de avaliação da aprendizagem tem mostrado que os alunos no início da sua vida estudantil, têm muita dificuldade na aprendizagem dos conteúdos da disciplina de matemática, em especial, das operações fundamentais (adição/subtração e multiplicação/divisão). Na Teoria dos Campos Conceituais, criada pelo pesquisador francês Gérard Vergnaud são propostas duas abordagens pedagógicas, o Campo Aditivo relacionado à adição/subtração e o Campo Multiplicativo relacionado à divisão/multiplicação, para facilitar a aprendizagem destas operações. Muitas redes de ensino já usam estas abordagens, mas a sua utilização é uma tarefa difícil para os professores. Para potencializar e fomentar o uso destas abordagens, propomos um ambiente digital para apoiar o ensino e a aprendizagem das operações fundamentais da matemática de forma colaborativa e ubíqua, baseado em levantamento das dificuldades e necessidades dos professores no ensino baseado na Teoria dos Campos Conceituais. Para validar o modelo proposto do ambiente digital, foi definida uma metodologia própria, construído um protótipo e aplicado em escolas de uma rede municipal de ensino. Os resultados obtidos na aplicação do ambiente proposto nas escolas evidenciam que a proposta facilitou o trabalho dos professores no ensino das operações fundamentais e contribuiu para o aumento da proficiência dos alunos em matemática, o que pode melhorar os resultados em futuras pesquisas de avaliação de aprendizagem, em especial, do Ensino Fundamental.

Palavras-Chaves: Teoria dos Campos Conceituais, Campo Aditivo, Campo Multiplicativo, Ambiente Digital, Dificuldade de Aprendizagem.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910