μSCENE: uma abordagem orientada a microserviços para desenvolvimento de aplicações de IoT sensíveis a situações

Nome: Isaac Simoes Araujo Pereira
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 18/05/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
José Gonçalves Pereira Filho Orientador
Patrícia Dockhorn Costa Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
José Gonçalves Pereira Filho Orientador
Magnos Martinello Examinador Interno
Patrícia Dockhorn Costa Coorientador

Resumo: "A Internet das Coisas (Internet of Things) é um novo paradigma de comunicação que estende o mundo virtual (Internet) para o mundo real com a interface e interação entre objetos. É a concretização do que o Mark Weiser chamava de Computação Pervasiva. Em sua visão, nosso dia-a-dia estaria integrado a um grande número de dispositivos heterogêneos interconectados permeando de forma discreta inúmeros ambientes, coletando ou produzindo informações, colaborando com nossas atividades. Entre os desafios apresentados por esse novo paradigma estão o gerenciamento de grandes volumes de dispositivos (things) de arquiteturas, plataformas (SOs) e protocolos de comunicação heterogêneos; a coleta e processamento eficiente de dados sensoriados por esses dispositivos; a contextualização e identificação performática e precisa de padrões ou situações baseada em dados de objetos IoT.

Este trabalho aborda de forma principal o desafio de contextualização e análise de situação (situation-awareness) com a introdução de uma plataforma para desenvolvimento de aplicações IoT capazes de realizar identificação de situações de forma nativa chamada μSCENE. Ela possibilita desenvolvedores de aplicações para internet das coisas a gerenciarem (registro, amostragem) seus dispositivos físicos, associar grandezas sensoriadas por eles a contextos primitivos ou mesmo preprocessá-las e formar contextos complexos, definir situações contextuais baseadas em regras (utilizando o dialeto SCENE-DRL) e ser efetivamente uma plataforma sobre a qual essas aplicações são executadas.

No trabalho foram analisados modelos de referência de IoT para definição de um arquétipo de aplicação μSCENE e a utilização de uma abordagem orientada a microserviços para a construção da arquitetura conceitual e de implementação da plataforma. como forma de avaliar a experiência de desenvolvedor ao utilizar o μSCENE, uma aplicação IoT para o monitoramento e controle de produtos médicos foi desenvolvida utilizando os recursos da nova plataforma."

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910