Uma Arquitetura para Integração de Processos de Negócio e Processamento de Situações Contextuais

Nome: LUIS AUGUSTO MELO ROHTEN
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 18/06/2019

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JOSÉ GONÇALVES PEREIRA FILHO Orientador
PEDRO FROSI ROSA Examinador Externo
VINICIUS FERNANDES SOARES MOTA Examinador Interno

Resumo: Nos últimos anos, mecanismos de detecção de situações contextuais vêm sendo explorados para análise de domínios específicos dentro das organizações, permitindo que sistemas de informação (SI) passem a trabalhar com dados sensíveis a contexto. Esses sistemas buscam detectar um particular estado de interesse da realidade (por exemplo, alterações em condições do domínio) e projetar uma reação à situação detectada. Um obstáculo para uma representação de domínio é o seu entendimento efetivo como um todo, sendo muitas vezes necessário que várias pessoas dentro da organização passem a entender o domínio para se propor uma solução. Uma notação comumente utilizada dentro das organizações para a representação de domínios é a Business Process Model and Notation (BPMN).

Neste trabalho, é descrita uma arquitetura conceitual focada na representação de situações contextuais por meio de regras de negócio que tiram proveito de processos de negócio. Uma abordagem de repositório de processos foi introduzida na arquitetura com o objetivo de armazenar processos, dados de processos e serviços da organização. Como prova de conceito, um experimento empírico foi realizado para validar à abordagem proposta. O trabalho desenvolvido mostrou que aliar a notação de processos de negócio
BPMN com abordagens sensíveis à situação, pode diminuir a complexidade de sistemas e dos processos de negócio, bem como aumentar a confiabilidade no modelo de representação do domínio.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910