RASO: uma Ontologia Sobre Requisitos para o Desenvolvimento de Sistemas Adaptativos

Nome: CÁSSIO CAPUCHO PEÇANHA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 07/08/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
VÍTOR ESTÊVÃO SILVA SOUZA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JULIO CESAR SAMPAIO DUTRA Examinador Externo
RENATA SILVA SOUZA GUIZZARDI Examinador Interno
VÍTOR ESTÊVÃO SILVA SOUZA Orientador

Resumo: Existe um interesse crescente em softwares que podem adaptar seu comportamento para lidar com desvios entre seus resultados e seus requisitos em tempo de execução. Um mapeamento sistemático da literatura sobre abordagens de auto-adaptação com base em modelos de requisitos revelou mais de 200 artigos sobre o assunto.
No entanto, ainda não há uma representação formal e explícita dos conceitos neste domínio, o que pode levar a problemas de comunicação, aprendizagem, resolução de problemas, interoperabilidade, etc. Para fazer uma descrição clara e precisa deste domínio, este trabalho propõe a uma ontologia de requisitos para sistemas adaptativos (RASO, the Requirements-based Adaptive Systems Ontology).
A RASO foi construída utilizando-se de um método bem estabelecido de Engenharia de Ontologia, baseia-se em uma ontologia de fundamentação e reutiliza conceitos de outras ontologias relacionadas a software. A ontologia foi avaliada por meio do mapeamento de construtos das abordagens mais referenciadas da literatura para seus conceitos, criando assim um caminho para a interoperabilidade entre eles.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910