ProScene: Uma Plataforma para Simulação de Situações

Nome: ALESSANDRO MURTA BALDI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 20/11/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CELSO ALBERTO SAIBEL SANTOS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JOÃO PAULO ANDRADE ALMEIDA Examinador Interno
PATRÍCIA DOCKHORN COSTA Orientador

Resumo: "Simulações de sistemas possibilitam que os processos que acontecem na vida real sejam desenvolvidos dentro de um ambiente controlado permitindo experimentações sobre uma ampla gama de condições. Essas experimentações promovem (i) a identificação de possíveis problemas que ocorrem ao longo do tempo em um determinado contexto, (ii) o treinamento de sistemas e organismos simulados e (iii) análises de possíveis estados de sistemas que possam ser alcançados.

Esta dissertação explora um aspecto ainda não encontrado na literatura: a utilização de simulações que considerem explicitamente o conceito de Situação, denominadas neste trabalho de Simulações Situation-Aware (SiSA). Portanto, as SiSAs visam simular a execução de sistemas baseados em situação que são sistemas capazes de se adaptar autonomamente à situação de seus usuários promovendo, portanto, uma forma inovadora de feedback, mais próxima do que acontece na realidade, diferentemente .

O propósito do trabalho é facilitar o desenvolvimento de SiSAs e, nesse sentido, entrega duas contribuições importantes: (i) uma pesquisa exploratória em diversas ferramentas de simulação comparando os paradigmas de programação, desempenho e características das ferramentas para desenvolvimento de uma SiSA (ii) uma nova plataforma de simulações e situações chamada ProScene.

ProScene é uma plataforma híbrida, possuindo as funcionalidades de uma ferramenta de simulação orientada a agentes e de uma plataforma de gerenciamento de situações. Desta forma, ProScene possui uma característica singular: a de possibilitar que o desenvolvedor implemente situações como agentes da simulação, permitindo o monitoramento visual das ocorrências de ativação e desativação de situações além de sua localização."

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910