PROPOSTA DE UM SISTEMA AUTOMÁTICO DE AVALIAÇÃO DE REDAÇÕES DO ENEM, FOCO NA COMPETÊNCIA 1: DEMONSTRAR DOMÍNO DA MODALIDADE ESCRITA FORMAL DA LÍNGUA PORTUGUESA
Nome: CELSO ROMÃO CARDOSO DE ALMEIDA JÚNIOR
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 03/08/2017
Orientador:
Nome | Papel |
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ELIAS SILVA DE OLIVEIRA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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DAVIDSON CURY | Examinador Interno |
ELIAS SILVA DE OLIVEIRA | Orientador |
PRISCILA MACHADO VIEIRA LIMA | Examinador Externo |
Resumo: "As avaliações automáticas de redações são amplamente praticadas na Língua
Inglesa. Porém, na Língua Portuguesa, não podemos dizer o mesmo. A redação é
uma das competências exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porta
de entrada para a maioria das universidades do Brasil. O alto custo e o grande número
de profissionais que trabalham no processo de correção das redações do Enem são
alguns dos fatores que motivam pesquisas na área de avaliação automática de
redação. Este trabalho apresenta uma estratégia para melhorar a produtividade do
avaliador, reduzindo o esforço em 20% do tempo ao avaliar a primeira das cinco
competências avaliadas nas redações do referido exame. Para isso, propusemos a
construção de um sistema de avaliação automática de redações, na Competência 1
do Enem (demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa).
Na construção do sistema, utilizamos técnicas e ferramentas de processamento de
linguagem natural na etapa de pré-processamento das redações, além de técnicas de
aprendizagem de máquina nas etapas de seleção de características e predição das
notas. Os resultados dos experimentos realizados com redações do site UOL mostram
que o sistema é capaz de apoiar o avaliador de redações do Enem, com um erro médio
absoluto de 0.2354 em 2.0 em relação às notas atribuídas pelos especialistas do site."