Um Ambiente de Autoria para Aplicações com Realidade Aumentada

Nome: THIAGO ZAMBORLINI FRAGA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/12/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CREDINE SILVA DE MENEZES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALBERTO NOGUEIRA DE CASTRO JÚNIOR Examinador Externo
CREDINE SILVA DE MENEZES Orientador
DAVIDSON CURY Examinador Interno

Resumo: Este trabalho apresenta um sistema de Ambiente de Aplicações Autorais de Realidade Aumentada, denominada de A3RA, com base em tecnologias e conceitos atuais, para utilização em dispositivos móveis, trazendo uma nova abordagem de sistemas mobile multi-plataforma com acesso ao servidor de aplicação, de forma que haja um mínimo de esforço com a utilização da tecnologia, por parte de professores e alunos em espaço de ensino e aprendizagem. O A3RA é composto por um ambiente web onde o professor, a partir de um conteúdo de seu planejamento, inserindo objetos multimídia, configurando eventos quando tais objetos forem acionados, organiza a aula, inserindo seu roteiros e seus objetos em um sistema tecnologicamente estruturado, e um ambiente cliente onde os alunos vivenciam com recurso da Realidade Aumentada (RA), o que foi projetado pelo professor. Entende-se que a tecnologia deve estar incorporada ao processo pedagógico por ser uma poderosa aliada do processo educacional, gerando inúmeras transformações e permitindo uma maior aproximação com a realidade dos alunos que crescem usufruindo ambientes ricos em recursos multimídia, com expectativas e visão de mundo diferente das gerações anteriores. A realização desse trabalho parte da vontade de buscar soluções que possam contribuir para diminuição das dificuldades passadas na vida estudantil do autor, buscando na tecnologia, apoio para propor alternativas tecnológicas, como suporte ao aprendizado de estudantes de forma que possam estar mais envolvidos em sua própria aprendizagem e, que os conteúdos se tornem mais interessantes para os mesmos. A RA fornece aos estudantes experiências que permitem mesclar o mundo real com o virtual, o que os leva a participar da exploração do mundo real usando objetos virtuais, como textos, vídeos, e imagens que são elementos complementares para os alunos conduzirem investigações do mundo real. Sistemas RA são usados para apresentar lições, que de outra forma não seria possível, para que os aprendizes possam virtualmente manipular uma variedade de objetos de aprendizado e manipular as informações de forma inovadora e interativa. Os dispositivos móveis e seus sensores possibilitaram oportunidades que potencializa a aprendizagem. O caminho percorrido partiu de estudos bibliográficos e análise de trabalhos correlatos no sentido de entender o que já existe no mercado e as experiências de sucesso com o uso da RA no ensino e aprendizagem, bem como, a análise e avaliação de ferramentas para o desenvolvimento do sistema. Com o protótipo do sistema realizou-se testes interno para validação da estabilidade ou o desempenho das tecnologias utilizadas até chegar ao mínimo de erros, para aplicação. Chegou-se ao sistema final do A3RA, com poucas limitações, o que não invalida a sua aplicação, que tem a intenção de contribuir com o aprendizado dos alunos e auxiliar o professor com ferramentas inovadoras.

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