FrameWeb-LD: Uma abordagem baseada em ontologias para a Integração de Sistemas de Informação Web e a Web Semântica

Nome: DANILLO RICARDO CELINO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 20/11/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
VÍTOR ESTÊVÃO SILVA SOUZA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FRANK AUGUSTO SIQUEIRA Examinador Externo
JOÃO PAULO ANDRADE ALMEIDA Examinador Interno
VÍTOR ESTÊVÃO SILVA SOUZA Orientador

Resumo: "Com a enorme quantidade de dados disponível na Web, tecnologias de Dados Ligados vem sendo propostas para tentar alcançar a visão da Web Semântica, permitindo o acesso, descoberta e combinação eficiente dos dados disponíveis. Tais dados devem ser publicados em forma de dados estruturados e vinculados a vocabulários conhecidos, para que possam ser entendidos por agentes de software. Além disso, os modelos conceituais abstratos por trás desses dados, ou seja, suas ontologias, também podem ter uma grande influência na adoção de conjuntos de dados vinculados e seus vocabulários.
Em 2007, foi proposto um método de Engenharia Web para o projeto e
esenvolvimento de aplicações Web baseadas em frameworks, chamado FrameWeb, e a sua posterior integração com a Web Semântica por meio de uma extensão chamada S-FrameWeb.
Dados os resultados produzidos na literatura nesta área, como ontologias bem fundamentadas, e os últimos avanços das tecnologias de Dados Ligados, propomos como evolução do S-FrameWeb o FrameWeb-LD, uma abordagem para a integração de Sistemas de Informação Web com a Web Semântica. Nossa proposta usa linguagens e métodos bem fundamentados para a modelagem de ontologias e auxilia desenvolvedores na publicação de
dados e serviços da sua aplicação na Web de Dados, por meio de um processo sistemático que traz para os modelos de projeto a integração dos dados do sistema com vocabulários da Web Semântica e de uma ferramenta que gera automaticamente boa parte do código-fonte relativo à publicação de Dados Ligados."

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910