Aplicando Crowdsourcing na Sincronização de Vídeos Gerados por Usuários
Nome: RICARDO MENDES COSTA SEGUNDO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 30/10/2017
Orientador:
Nome | Papel |
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CELSO ALBERTO SAIBEL SANTOS | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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CELSO ALBERTO SAIBEL SANTOS | Orientador |
GUIDO LEMOS DE SOUZA FILHO | Examinador Externo |
JOSÉ GONÇALVES PEREIRA FILHO | Examinador Interno |
ROBERTO WILLRICH | Examinador Externo |
RODRIGO LAIOLA GUIMARÃES | Examinador Interno |
Resumo: Crowdsourcing é uma estratégia para resolução de problemas baseada na coleta de resultados parciais a partir das contribuições de indivíduos, agregando-as em um resultado unificado. Com base nesta estratégia, esta tese mostra como a crowd é capaz de sincronizar um conjunto de vídeos produzidos por usuários quaisquer, correlacionados a um mesmo evento social. Cada usuário filma o evento com seu ponto de vista e de acordo com suas limitações (ângulo do evento, oclusões na filmagem, qualidade da câmera utilizada, etc.). Nesse cenário, não é possível garantir que todos os conteúdos gerados possuam características homogêneas (instante de início e duração de captura, resolução, qualidade, etc.), dificultando o uso de um processo puramente automático de sincronização. Além disso, os vídeos gerados por usuário são disponibilizados de forma distribuída entre diversos servidores de conteúdo independentes. A hipótese desta tese é que a capacidade de adaptação da inteligência humana pode ser usada para processar um grupo de vídeos produzidos de forma descoordenada e distribuída, e relacionados a um mesmo evento social, gerando a sua sincronização. Para comprovar esta hipótese, as seguintes etapas foram executadas: (i) o desenvolvimento de um método de sincronização para múltiplos vídeos provenientes de fontes independentes; (ii) a execução de um mapeamento sistemático acerca do uso de crowdsourcing para processamento de vídeos; (iii) o desenvolvimento de técnicas para o uso da crowd na sincronização de vídeos; (iv) o desenvolvimento de um modelo funcional para desenvolvimento de aplicações de sincronização utilizando crowdsourcing, que pode ser estendido para aplicações de vídeos em geral; e (v) a realização de experimentos que permitem mostrar a capacidade da crowd para realizar a sincronização. Os resultados encontrados após estas etapas mostram que a crowd é capaz de participar do processo de sincronização e que diversos fatores podem influenciar na precisão dos resultados obtidos.