Um estudo de estruturas de vizinhanças no GRASP aplicado ao Problema de Tabela-Horário para Universidades

Nome: ERIKA DE ALMEIDA SEGATTO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/06/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA CLAUDIA SILVA BOERES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA CLAUDIA SILVA BOERES Orientador
MARIA CRISTINA RANGEL Coorientador

Resumo: Tabela-horário educacional é um dos problemas mais pesquisados na classe de problemas de tabela-horário. Este problema consiste em alocar uma sequência de aulas nas salas disponíveis para um período de tempo predeterminado considerando necessidades de alunos, professores e satisfazendo algumas restrições. Existem três classes de problema de tabela-horário educacional: tabela-horário de exames, de escolas e de universidades. Várias formulações para o problema de tabela-horário para universidades podem ser encontradas na literatura porque as necessidades que devem ser atendidas na construção da tabela-horário variam para cada instituição de ensino. Neste trabalho foi abordado o problema de tabela-horário de universidades baseada em cursos em acordo com o segundo campeonato internacional de tabela-horário ITC-2007.
Para solucionar o problema utilizamos a meta-heurística GRASP com os algoritmos Steepest Descent, Hill Climbing e Simulated Annealing como busca local utilizando várias vizinhanças conhecidas na literatura.
Além de propor uma solução com o algoritmo GRASP, que é comparado com outras propostas na literatura, também é realizada uma análise detalhada das vizinhanças para este problema.

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