Identificando as Implicações Significantes com Suporte Computacional.

Nome: PATRICIA TEODORO GUADIO RIOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/09/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
DAVIDSON CURY Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CREDINE SILVA DE MENEZES Examinador Interno
DAVIDSON CURY Orientador
SÁVIO SILVEIRA DE QUEIROZ Examinador Externo

Resumo: É vital para um professor construtivista monitorar a aprendizagem de cada aluno, a fim de facilitar a definição dos próximos passos no desenvolvimento de uma disciplina. Esta é uma tarefa que consome
muito tempo e que exige um arcabouço teórico para apoiar as observações do professor. Esse monitoramento poderia se beneficiar de certas ferramentas automatizadas para agilizar algumas partes do
processo.Diferentes abordagens pedagógicas dizem que o uso de mapas conceituais pode ajudar os alunos nos processos de significação de novos conteúdos ou na ressignificação dos que já aprendeu. A posição
epistemológica de Piaget afirma que o desenvolvimento de estruturas lógico-matemáticas de um aluno está relacionado com a aprendizagem de conceitos, formando deste modo, um sistema conceitual.
Na construção de mapas conceituais, criamos, em última análise, o que Piaget chama de "Implicações Significantes" que evoluem de acordo com a natureza semântica das relações conceituais que criamos.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910