Best Paper Award na 25ª International Conference on Computational Science and Its Applications (ICCSA 2025)

Dois trabalhos com participação de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) foram reconhecidos com o Best Paper Award na 25ª International Conference on Computational Science and Its Applications (ICCSA 2025), realizada entre os dias 30 de junho e 3 de julho de 2025, em Istambul, Turquia.
Os artigos premiados foram apresentados na trilha principal (general track) da conferência, que recebeu 269 submissões de pesquisadores de diversos países. Destas, apenas 71 foram aceitas como artigos completos, sendo publicadas na série Lecture Notes in Computer Science (volumes LNCS 15648–15650, Springer). Ambos os trabalhos premiados são resultados de pesquisas interdisciplinares envolvendo visão computacional, inteligência artificial e reabilitação neuromotora, com foco na melhoria do acompanhamento e tratamento de pacientes pós-AVC.
O primeiro artigo premiado, intitulado “Combining Computer Vision and Artificial Intelligence to Support the Rehabilitation of Post-stroke Patients”, é assinado por Luiz Felipe de Camargo, Gabriel Rissatti Miguel, Juliana da Costa Feitosa, Luis Guilherme Silva Rodrigues, Diego Roberto Colombo Dias e José Remo Ferreira Brega.
O segundo trabalho, “A Body Tracking Framework for Neuromotor Rehabilitation with Multimedia Application Support”, tem como autores Elvis Ribeiro, Alexandre Brandão, Marcelo Guimarães, Leonardo Rocha, José Remo Brega, Rodolfo Villaça e Diego Dias.
Diego Dias é professor do Departamento de Estatística e do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI-UFES), atuando em pesquisas que integram ciência de dados, inteligência artificial e aplicações na área da saúde.
Rodolfo Villaça é professor do Departamento de Informática e do PPGI-UFES, com atuação destacada nas áreas de sistemas de computação, sistemas distribuídos e cibersegurança.
A premiação reforça o destaque do PPGI-UFES no cenário internacional de pesquisa em computação, especialmente nas áreas de tecnologias assistivas, inteligência artificial e aplicações inovadoras na área da saúde. Vale destacar a interação com outras instituições de pesquisa.
