Pesquisa do PPGI reconhecida em conferências nacionais e internacionais

Dois artigos científicos publicados em conferências internacionais por alunos e professores do PPGI receberam recentemente prêmios que os colocaram em lugar de destaque em suas respectivas áreas, ressaltando a qualidade do trabalho produzido em nosso programa.

Os alunos de Doutorado em Ciênica da Computação Sérgio Souza Bento e Leonardo Muniz de Lima, a egressa do Mestrado em Informática Ramoni Zancanela Sedano e a professora do PPGI Lucia Catabriga receberam o prêmio de melhor artigo (Best Paper Award) da 16th International Conference on Computational Science and its Applications (ICCSA 2016), ocorrida entre os dias 4 e 7 de julho em Pequim, na China. O trabalho premiado se chama "A Nonlinear Multiscale Viscosity Method to Solve Compressible Flow Problems" ("Um Método Não-linear de Viscosidade Multiescalar para Solucionar Problemas de Fluxo Comprimível", em tradução livre).

Já o aluno Bruno Borlini Duarte, sob orientação do professor do PPGI Vítor E. Silva Souza e em colaboração com os professores André Luiz de Castro Leal (professor visitante no PPGI), Ricardo de Almeida Falbo, Giancarlo Guizzardi e Renata S. S. Guizzardi (profesores do PPGI) recebeu menção honrosa (Distinguished Paper Award) pelo trabalho "Towards an Ontology of Requirements at Runtime" ("Em Direção a uma Ontologia de Requisitos em Tempo de Execução", em tradução livre) na 9th International Conference on Formal Ontology in Information Systems (FOIS 2016), ocorrida entre os dias 6 e 9 de julho em Annecy, na França. O trabalho foi um dos três finalistas para a escolha do melhor artigo da conferência.

Ambas as conferências foram classificadas como B1 (estrato restrito) no sistema Qualis da CAPES na última avaliação feita pela área da Ciência da Computação, em 2012.

Também em âmbito nacional, o artigo "Analytical Modeling Approach of Routing Deflection for Intra-domain Networks" ("Uma Abordagem de Modelagem Analítica para Deflexão de Roteamento para Redes Intra-domínio" em tradução livre) recebeu menção honrosa (foi candidato ao melhor artigo) no 15º Workshop em Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação, parte do 36º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. O artigo é de autoria do egresso do Mestrado Rodolfo Ribeiro Gomes, orientado pelo professor do PPGI Magnos Martinello, com colaboração do prof. Moisés Renato Nunes Ribeiro do PPGE/Ufes, além de Cristina Dominicini e Alextian Liberato do IFES.

(Em 13/06/2016)
(Atualizado em 13/06/2016)