Cursos do DI/PPGI recebem premiações no SBRC 2024

Durante os dias 20 a 24/05/2024 aconteceu o XLII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2024), no Campus Praia Vermelha da UFF, cidade de Niterói/RJ.

No evento foram apresentados 10 artigos, sendo 7 na Trilha Principal, 1 artigo no Workshop de Computação Urbana (CoUrb), 1 artigo no Workshop de Gerência de Redes e Serviços (WGRS) e 1 artigo no Salão de Ferramentas. Os artigos apresentaram resultados parciais de trabalhos de doutorandos, mestrandos e alunos de iniciação científica sob a orientação dos professores do Programa de Pós-Graduação em Informática e do Departamento de Informática (PPGI/DI)  Giovani Comarella, Magnos Martinello, Roberta Gomes, Rodolfo Villaça e Vinícius Mota, e do professor Moisés Ribeiro (Departamento de Engenharia Elétrica). No total, a Ufes foi representada no SBRC’24 com uma delegação de 15 pessoas, sendo 6 docentes, 7 discentes de pós-graduação e 2 discentes dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação.

Dentre os artigos apresentados na trilha principal, o artigo “MTS-PolKA: Divisão de tráfego multicaminhos em proporção de peso com roteamento na fonte”, em co-autoria do Prof. Rodolfo Villaça com pesquisadores do Ifes, foi convidado para a Edição Especial de Melhores Artigos do SBRC’24 no  International Journal of Network Management.

Já o artigo "MininetFed: Uma Ferramenta para Emulação e Análise de Aprendizado Federado com Dispositivos Heterogêneos", de autoria de Johann Jakob Schmitz Bastos (Ciência da Computação/PIIC/UFES), Eduardo Montagner de Moraes Sarmento (Mestrado/PPGI), Rodolfo Villaça e Vinícius Mota foi premiado com a menção honrosa entre os melhores trabalhos no Salão de Ferramentas. Este trabalho é resultado do Programa Institucional de Iniciação Científica 2023/2024.

Paralelo à programação técnica, foi realizado um Hackaton, no qual cada equipe deveria propor e desenvolver uma solução para Cidades Inteligentes e conectadas, durante os 4 primeiros dias do SBRC’24. Os alunos Breno Khroling (Mestrado/PPGI), Eduardo Sarmento, Guilherme Brotto (Eng. de Computação), Johann Schmitz Bastos  e Vitor Zanotelli (Doutorado/PPGI) formaram uma equipe e propuseram o SolarMarket, uma solução baseada em blockchains para a comercialização de créditos de energia solar. O SolarMarket foi premiado como a 2ª melhor solução, recebendo um prêmio de USD 300,00 por parte da Cartesi.io, patrocinador do Hackaton.

As pesquisas e a participação de todos no evento foram realizadas com apoio e financiamento do CT/Ufes, PPGI, CNPq, Fapes e Fapesp.