Alunos Ciência da Computação, Eng. de Computação e do PPGI são premiados nos Workshops do SBRC 2021

Os estudantes André Neves Prestes (Ciência da Computação) e Gabriel Simoura (Engenharia de Computação) receberam Menção Honrosa pelos seus trabalhos no Workshop de Trabalhos de Graduação (WTG) e V Workshop de Computação Urbana (CoUrb), respectivamente. Ambos os Workshops ocorreram em conjunto com o 39º Simpósio Brasileiro de Redes de
Computadores e Sistemas Distribuídos
(SBRC), entre os dias 16 e 20 de agosto de 2021.

O trabalho do estudante André Prestes é resultado de sua iniciação científica, de 2019 a 2021, sob orientação do Professor Vinícius Mota, do Departamento de Informática (DI/UFES). O trabalho intitulado “Uma Arquitetura de Microsserviços para Análise de Dados de Mobilidade Urbana baseada em Dados Heterogêneos”, em coautoria com o ex-aluno do Programa de pós-gradução em Informática (PPGI) Marco Thomé e a professora Roberta Gomes (DI/UFES), visa desenvolver um sistema escalável, capaz de suportar grandes quantidades de dados, para análise e detecção de anomalias na mobilidade urbana. O trabalho foi apresentado no WTG, o principal Workshop voltado para trabalhos de graduação na área de redes e sistemas distribuídos do Brasil. A apresentação do trabalho está disponível aqui.

Já o trabalho do mestrando do PPGI Iran Freitas, com colaboração do estudante Gabriel Simoura, bolsista de Iniciação científica 2020-2021, ambos sob orientação do Professor Vinícius Mota, intitulado “Uma Abordagem para Geração de Séries Temporais de Mobilidade Urbana Baseada em Aprendizado Profundo” foi apresentado e premiado no V CoUrb. O trabalho contou ainda com a colaboração dos Professores Giovani Comarella (DI/UFES) e Heitor Ramos (Departamento de Ciência da Computação/UFMG). Neste trabalho, foram estudadas técnicas de modelagem de dados de mobilidade urbana, visando permitir o compartilhamento dos dados ao mesmo tempo em que se mantém a privacidade dos mesmos. O Workshop de Computação Urbana discute temas interdisciplinares da computação, que conecta tecnologia da informação e comunicação, gestão avançada de grandes volumes de dados e métodos de análises de dados. No CoUrb 2021 foram apresentados vinte trabalhos, dentre os quais três receberam os prêmios de melhores artigos. A apresentação do trabalho está disponível aqui.

Os alunos e professores envolvidos nos trabalhos premiados são membros do Laboratório de Pesquisa em Redes e Multimídia (LPRM) e do Nucleo de Estudos de Redes Definidas por
Software
(NERDS). Além dos trabalhos premiados, o LPRM e o NERDS tiveram mais dois trabalhos aceitos e apresentados durante o SBRC 2021.