Projeto de Graduação

O objetivo do Projeto de Graduação (PG) é demonstrar que o aluno é capaz de aplicar conhecimentos aprendidos em diferentes matérias ao longo do curso em um projeto único com duração de um ano. Para tanto, o aluno deve procurar um orientador em função dos seus intersses de tema de projeto. O projeto não necessariamente deve estar ligado a uma atividade de pesquisa do professor orientador, mas muitas vezes isso ocorre.

O PG é um resultado de um ano de trabalho. No 1º semestre o aluno deve se matricular em Projeto Orientado de Graduação I (PG1) e no 2º semestre em Projeto Orientado de Graduação II (PG2). 

Veja abaixo normas e documentos relacionados ao Projeto de Graduação.

Currículo atual (2008):

Matrícula em ​PG1

A matrícula na disciplina INF-09335 Projeto de Graduação I deve ser realizada durante a fase de "aplicação do Art. 17 da resolução  nº58/2008" (antiga 3a. etapa). O estudante deverá:
  1. Definir um professor orientador.
  2. Elaborar uma Proposta Inicial de Trabalho (.docx) (.pdf)
    1. Entregar uma cópia impressa (assinada)  na Secretaria do Colegiado
    2. Enviar uma cópia digitalizada (incluindo assinaturas) para o email da Secretaria do Curso (cecomp [at] inf.ufes.br) E para o email do Coordenador do Curso (engenhariadecomputacao [at] ufes.br)
  3. Preencher o Formulário específico de solicitação de matrícula em PG1 (formulário). NÃO É NECESSÁRIO o aluno preencher o formulário convencional de correção de matrícula/quebra de pré-requisitos
    1. Entregar uma cópia impressa (assinada) na Secretaria do Colegiado

Atenção: todos os passos descritos acima devem ser realizados, até o prazo especificado no Calendário Acadêmico (procurar no Calendário: "Término do Prazo para o aluno solicitar [..] a aplicação do Art. 17 da resolução  nº58/2008")

Leia a  Resolução 01/2013 que estabelece as normas para a Disciplina PG1.

Finalizando ​PG1

Até o último dia letivo do respectivo semestre, cada aluno matriculado deverá entregar à Coordenação de Projeto de Graduação do Curso um anteprojeto,  de acordo com o formato especificado na  Resolução 01/2013 que estabelece as normas para a Disciplina PG1.

Template para o Anteprojeto: (.odt em breve!) (.pdf)

Matrícula em ​PG2

O aluno que já cumpriu PG1, poderá se matricular normalmente em INF09336 Projeto de Graduação II .

Finalizando ​PG2

Até o último dia letivo do respectivo semestre, o aluno deverá finalizar a elaboração do Projeto de Graduação, bem como realizar a Defesa do Projeto de Graduação, por meio de uma apresentação oral.
Para a elaboração do texto, o aluno poderá utilizar o seguinte modelos disponível no Overleaf (em Latex): https://v2.overleaf.com/read/xctnhvdmypvh
 
Com relação à apresentação, a mesma deverá ser divulgada utilizando o seguinte formulário: Form. de Comunicado de Defesa do Proj. de Graduação 1.
Após a Defesa, o aluno deverá entregar na Secretaria do Colegiado:
  1. Um CD contendo a versão final do projeto, já contemplando as eventuais modificações exigidas pela Banca Examinadora do trabalho (modelo em breve!).
  2. Declaração do Orientador (Res. 02/2013 - Anexo 2)
  3. Ata de Apresentação do Projeto de Graduação, devidamente preenchida e assinada (Res. 02/2013 - Anexo 3

Resumo dos Documentos Necessários

Outros Documentos (não necessários para matrícula em PG1 ou PG2)

 

Currículo antigo (1990):

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910