Bibliotecas

A UFES tem mantido nos últimos anos uma política de crescimento regular do seu acervo bibliográfico, destinando recursos próprios que contemplam todas as bibliotecas. A verba para aquisição de material bibliográfico em 20104 é de R$ 1.400.000,00.

SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UFES (Sib-Ufes)

O Sib-Ufes conta com oito unidades: Biblioteca Central, Biblioteca Setorial Tecnológica, Biblioteca Setorial de Ciências da Saúde, Biblioteca Setorial do Ceunes, Biblioteca Setorial de Ciências Agrárias, Biblioteca Setorial do Nedtec, Biblioteca Setorial de Educação e Biblioteca Setorial de Artes. Seu acervo é composto por 136.489 títulos com 323.003 exemplares de livros, 10.077 títulos com 13.098 exemplares de teses e dissertações, 2.683 títulos com 3.869 exemplares de multimeios, 2.700 títulos com 132.730 fascículos de periódicos.

A Biblioteca Central (BC), órgão suplementar vinculado diretamente à Reitoria, é a unidade que coordena os procedimentos técnicos de todas as unidades do Sib-Ufes necessários ao provimento das informações às atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração da UFES. Possui um acervo de 98.041 títulos com 220.436 exemplares de livros, 5.444 títulos com 7.305 exemplares de teses e dissertações, 2.233 títulos com 3.206 exemplares de multimeios, 1.703 títulos com 75.068 fascículos de periódicos.

O Sib-Ufes está informatizado, com seu catálogo on-line e dispõe de computadores para acesso à Internet pelos usuários. Promove ativamente o uso do Portal de Periódicos da Capes, que se constitui num valiosíssimo instrumento para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa, particularmente nos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu. O acesso se dá via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), iniciativa da Rede Nacional de Pesquisas. Tal rede possibilita acesso remoto a todos os recursos do Portal, além de potencializar o uso da ferramenta, proporciona ao usuário acesso a mais de 34.000 títulos de periódicos científicos, vinculados às mais destacadas bases de dados nacionais e estrangeiras.

Outros recursos eletrônicos estão disponíveis para acesso através do site da Biblioteca Central (http://www.bc.ufes.br/(link is external)), como por exemplo, e-books das editoras Cambridge, Wiley, IEEE e Elsevier, totalizando 982 títulos. O acesso ocorre em quaisquer campi da universidade, sendo possível ao usuário fazer o download na íntegra do conteúdo e imprimi-lo. Ainda no âmbito dos suportes de informação eletrônica, destaca-se: o acesso à base ABNT Normas que possibilita consulta a todas as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da Associação MERCOSUL de Normas (AMN), o acesso a fontes jurídicas oriundas das bases RT Online e Vlex, e a participação do Sib/Ufes na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no Repositório Institucional da Ufes.

O Sib-Ufes faz parte das seguintes redes: PERGAMUM, BIREME, COMUT, REBAP, REBAE e CCN.

Serviços oferecidos:
* Catálogo on-line, possibilitando a consulta, a renovação e a reserva do material bibliográfico;
* Empréstimo domiciliar;
* Treinamento de usuários quanto ao uso do catálogo do Sib-Ufes;
* Levantamento bibliográfico;
* Comutação bibliográfica;
* Reserva da bibliografia usada nos cursos;
* Catalogação na Publicação;
* Empréstimo entre bibliotecas;
* Orientação e treinamento sobre o uso do Portal de Periódicos da CAPES e demais fontes de informação on-line;
* Inserção de dissertações e teses na BDTD;
* Inserção de publicações no Repositório Institucional da Ufes;
* Recebimento de obras para registro de direitos autorais, funcionando como posto de serviço do Escritório de Direitos Autorais (EDA) da Biblioteca Nacional.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910