Sobre o curso
O curso de Ciência da Computação foi criado em 1990 (Resolução nº 8/90 do Conselho Universitário da Ufes), a partir de uma proposta elaborada pelo Departamento de Matemática, a qual foi motivada pela grande necessidade de informatização da sociedade na época e, consequentemente, pela demanda por profissionais com conhecimentos na área de Ciência da Computação.
A primeira reforma curricular aconteceu em 1993 e seus resultados se mantiveram até 2008. Ainda no ano de 1993, foi criado o Departamento de Informática, com professores provenientes do antigo Departamento de Engenharia Industrial e Informática e do Departamento de Matemática. O departamento recém-criado passou a ter fundamental participação nos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação.
O curso foi reconhecido em 22/02/1994 (parecer nº882/1993 CFE) de acordo com a Portaria nº 270 do MEC de 21/02/1994.
A partir de 1995, após a integralização do curso pela primeira turma, iniciou-se um estudo para avaliação e ajuste da matriz curricular. A partir de 2003, estudos para uma reformulação curricular foram intensificados, motivados pelas análises curriculares realizadas, por discussões realizadas no âmbito dos Cursos de Qualidade e dos congressos da Sociedade Brasileira de Computação e ainda pela necessidade da elaboração de um projeto pedagógico para este curso.
Em maio de 2007 chegou-se a um Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Ciência da Computação, o qual foi aprovado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE) desta Universidade em dezembro de 2007, entrando em vigor no 1º semestre letivo de 2009. Em 2019, um novo PPC foi proposto, entrando em vigor no 1º semestre letivo de 2022.
Do ponto de vista acadêmico, o curso é apoiado pelos seguintes departamentos desta Universidade, os quais oferecem disciplinas obrigatórias ou optativas:
- Departamento de Informática (CT);
- Departamento de Engenharia Elétrica (CT);
- Departamento de Engenharia de Produção (CT);
- Departamento de Matemática (CCE);
- Departamento de Estatística (CCE);
- Departamento de Linguagens, Cultura e Educação (CE).