Perfil do Profissional Egresso

O  profissional de Ciência da Computação está apto a resolver problemas, informatizando e/ou automatizando situações do mundo real em qualquer que seja a área do conhecimento humano. Para isso espera-se dos egressos o domínio dos vários aspectos de um sistema de computação, transitando por todas as sub-áreas da Informática com naturalidade, além da capacidade de absorver novas tecnologias, acompanhando a evolução da Informática por toda a sua carreira.

O cientista da computação pode, portanto, construir sistemas para apoiar a medicina, as engenharias, o direito, as ciências sociais, etc. Em particular ele pode, inclusive, construir sistemas para facilitar a própria construção de novos sistemas de computação. A título de ilustração podemos dizer que o cientista da computação pode atuar na construção e/ou avaliação de sistemas complexos tais como: software para sistemas embarcados, sistemas móveis, sistemas de computação nas nuvens, sistemas de automação, sistemas de vendas pela Internet, sistemas computacionais com inteligência artificial, sistemas de supervisão de uma unidade de tratamento intensivo, sistemas de apoio ao monitoramento do meio ambiente, sistemas de apoio à cidadania, sistemas de gerência de recursos humanos, sistemas de apoio e planejamento da produção industrial, sistemas de gerenciamento de grandes redes de computadores, dentre outros. 

O curso de Ciência da Computação da UFES permite a formação de três diferentes perfis de egressos. Estes perfis refletem as diferentes aptidões e competências dos formandos e diferentes atuações. São eles: empreendedor, desenvolvedor e acadêmico. O empreendedor atuará criando novas oportunidades para aplicações e o desenvolvedor atuará exclusivamente no desenvolvimento do software. O terceiro perfil corresponde ao formando que vai seguir carreira acadêmica ou de pesquisador e prosseguir seus estudos através de cursos de pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado.

É muito fácil para o egresso do curso de Ciência da Computação criar a sua própria empresa (o termo 'start-up' tornou-se popularmente conhecido pelo uso na área de computação), pois não requer grandes recursos, bastam boas idéias e um computador. O campo de trabalho para o profissional também é assegurado em empresas e organizações de todos os tamanhos, das menores até as grandes multinacionais e órgãos públicos. O egresso do curso de Ciência de Computação está apto a atuar, presencial ou remotamente, no Brasil e em qualquer país no exterior. 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910