Perfil do Profissional Egresso

O bacharel em Ciência da Computação está apto a resolver problemas, informatizando e/ou automatizando porções do mundo real em qualquer que seja a área do conhecimento humano. Pode, portanto, construir sistemas para apoiar a medicina, as engenharias, o direito, as ciências sociais etc. Em particular ele pode, inclusive, construir sistemas para facilitar a própria construção de novos sistemas de computação.

A título de ilustração podemos dizer que o bacharel em Ciência da Computação pode atuar na construção e/ou avaliação de sistemas complexos tais como: sistemas de supervisão de uma unidade de tratamento intensivo, sistemas de apoio ao monitoramento do meio ambiente, sistemas de apoio à cidadania, sistemas de gerência de recursos humanos, sistemas de apoio e planejamento da produção industrial, sistemas de gerenciamento de grandes redes de computadores etc.

Para que esta formação seja atingida, este projeto pedagógico considera que o profissional em Ciência da Computação formado pela UFES deve ter as habilidades e competências norteadas pelo documento “Proposta de Plano Pedagógico: Bacharelado em Ciência da Computação” , gerado a partir de discussões realizadas nos Cursos de Qualidade e nos Workshops sobre Educação em Computação, eventos ligados ao Congresso da Sociedade Brasileira de Computação e que está em consonância com as Diretrizes Curriculares da área.

Assim, baseado no documento citado acima, este projeto pedagógico considera como aptidões do ingressante de um curso de Bacharelado em Ciência da Computação para a área:

  • Concentração, paciência, dedicação, persistência e raciocínio lógico e abstrato;
  • Disposição para um estado permanente de estudo de novos e complexos assuntos;
  • Capacidade de síntese e análise.
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910