Estágio de docência e outras informações

Norma geral sobre os Estágios de Docência:O Estágio de Docência é obrigatório para todos os alunos que estejam na condição de bolsistas da CAPES/DS, conforme previsto na Portaria MEC/CAPES nº 76/2010, e opcional para os demais alunos.
Portaria MEC/CAPES nº 76/2010, de 14 de abril de 2010:
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA
Art. 18. O estágio de docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência, e a qualificação do ensino de graduação sendo obrigatório para todos os bolsistas do Programa de Demanda Social, obedecendo aos seguintes critérios:
I - para o programa que possuir os dois níveis, mestrado e doutorado, a obrigatoriedade ficará restrita ao doutorado;
II - para o programa que possuir apenas o nível de mestrado, a obrigatoriedade do estágio docência será transferida para o mestrado;
III - as Instituições que não oferecerem curso de graduação, deverão associar-se a outras Instituições de ensino superior para atender as exigências do estágio de docência;
IV - o estágio de docência poderá ser remunerado a critério da Instituição, vedado à utilização de recursos repassados pela CAPES;
V - a duração mínima do estágio de docência será de um semestre para o mestrado e dois semestres para o doutorado e a duração máxima para o mestrado será de dois semestres e três semestres para o doutorado;
VI - compete à Comissão de Bolsas CAPES/DS registrar e avaliar o estágio de docência para fins de crédito do pós-graduando, bem como a definição quanto à supervisão e o acompanhamento do estágio;
VII - o docente de ensino superior, que comprovar tais atividades, ficará dispensado do estágio de docência;
VIII - as atividades do estágio de docência deverão ser compatíveis com a área de pesquisa do programa de pós-graduação realizado pelo pós-graduando.
IX - havendo específica articulação entre os sistemas de ensino pactuada pelas autoridades competentes e observadas as demais condições estabelecidas neste artigo, admitir-se-á a realização do estágio docente na rede pública de ensino médio;
X - a carga horária máxima do estágio docência será de 4 horas semanais.Observações Específicas do Programa sobre os Estágios de Docência:
Estágio de docência:

Outra importante forma de interação entre pós-graduação e graduação é o Estágio de Docência.

O Estágio de Docência visa iniciar o estudante do PPGI no exercício das atividades relacionadas ao ensino na área de Computação. Ele é desempenhado por alunos de mestrado ou doutorado, regularmente matriculados no PPGI, e consiste no auxílio às atividades acadêmicas associadas às disciplinas de graduação ou pós-graduação do Departamento de Informática da UFES. De maneira geral, são alocadas para Estágio de Docência as disciplinas mais básicas da grade curricular dos cursos de graduação, que possuem grande demanda por parte dos alunos.

O Estágio de Docência do aluno de mestrado compreende 1 (um) semestre letivo e do aluno de doutorado compreende (2) dois semestres letivos. Cada semestre letivo do Estágio de Docência corresponde a 60 horas de trabalho sob supervisão docente e pode ser realizado na modalidade de quatro (4) créditos, quando as atividades realizadas forem equiparáveis ao demandado por aulas teóricas e seminários, ou na modalidade de dois (2) créditos, quando as atividades realizadas forem equiparáveis ao demandado por estudos independentes e aulas práticas. O Estágio de Docência é supervisionado por um professor designado pelo Colegiado do PPGI.

Seguem abaixo a quantidade de Estágios de Docência realizados no PPGI nos últimos seis semestres:
* 2014/1: 6;
* 2014/2: 19; (total: 25 em 2014)
* 2015/1: 9;
* 2015/2: 20; (total: 29 em 2015)
* 2016/1: 12;
* 2016/2: 14. (total: 26 em 2016)

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.