Monitoramento e caracterização da desordem informacional no Telegram

Resumo: Nos últimos anos, aplicativos de comunicação em massa (e.g., WhatsApp e Telegram) têm se destacado na mídia como ferramentas para disseminação de notícias falsas.
Como esses aplicativos estão presentes na realidade de milhões de brasileiros, é importante entender como essa disseminação, muitas vezes referida como desordem informacional, acontece.
Mais especificamente, é importante entender como notícias falsas se espalham na rede de mensagens, quais suas fontes, usuários com grande \\\\\\\"poder\\\\\\\" de disseminação e as principais pautas.
Assim, o objetivo deste projeto é desenvolver ferramentas para monitorar a propagação de notícias falsas em um dos aplicativos de mensagens mais populares, o Telegram.
Para isso, será necessário desenvolver coletores de mensagens e ferramentas de mineração de dados para extrair as informações necessárias de grandes bases de dados.
É esperado que o projeto contribua para o entendimento do fenômeno e, possivelmente, com o combate às notícias falsas. Além disso, o projeto visa a formação de recursos humanos especializados na área de desenvolvimento e ciência de dados.

Data de início: 01/08/2022
Prazo (meses): 30

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado ATHUS ASSUNÇÃO CAVALINI
Coordenador GIOVANNI VENTORIM COMARELA
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910