Uma Proposta para Modelagem Conceitual de Arquiteturas Pedagógicas Colaborativas

Nome: LEONARDO ARAUJO PERUCH
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 31/07/2012
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CREDINE SILVA DE MENEZES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALBERTO NOGUEIRA DE CASTRO JÚNIOR Examinador Externo
CREDINE SILVA DE MENEZES Orientador
DAVIDSON CURY Examinador Interno
ORIVALDO DE LIRA TAVARES Coorientador

Resumo: O interesse por atividades colaborativas na promoção da aprendizagem ganhou grande impulso com o advento da Internet, o que repercutiu em uma acentuada demanda por ambientes virtuais colaborativos sintonizados com as reais necessidades e perfis dos usuários. O desenvolvimento e a modelagem de aplicações que dão suporte à realização de atividades colaborativas, como por exemplo, as arquiteturas pedagógicas, são bastante complexos. No entanto, o uso de ontologias pode prover um caminho para facilitar estas tarefas, com a vantagem de tornar os produtos resultantes mais suscetíveis à integração pelo uso de vocabulários em comum. Neste trabalho apresentamos evidências desta afirmação, apoiados em um estudo de caso, onde propúnhamos uma ontologia para ambientes colaborativos baseada na proposta MOrFEU e utilizando como referência uma ontologia de fundamentação.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910