Um Portal Inteligente para o Debate de Teses

Nome: JEFERSON LOPES DIAS MORELI

Data de publicação: 16/08/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CREDINE SILVA DE MENEZES Orientador

Resumo: Com o avanço da tecnologia da informação, popularização dos meios
computacionais, expansão da internet, o usuário deixou de ser apenas um
consumidor de conteúdos e passou a ser também um grande produtor. Com essas
mudanças, novas interações e discursos sobre a educação à distância vem sendo
propostos para o avanço e melhoria de seus Ambientes Virtuais de Ensino e
Aprendizagem (AVEA). Com essas adequações, os AVEA passaram a dar maior
importância para ferramentas que permitam uma maior interação entre seus
participantes e os ajude na construção do seu próprio conhecimento.

Utilizar essas tecnologias avançadas da sociedade atual, é uma iniciativa que amplia
o potencial educacional das tecnologias digitais e permite ao professor diversificar
suas atividades de modo que tirem proveito do potencial das tecnologias digitais.
Uma das formas, é criar ambientes virtuais que disponibilize meios de troca de
informações, para promover interações entre as pessoas, fazendo com que possam
enriquecer seus conhecimentos através do debate de idéias, e que favoreça ao
professor intervir e mediar esses debates.

Embora o uso da arquitetura pedagógica Debate de Teses já seja uma realidade,
seu uso não é algo trivial, entende-se aqui que Teses são afirmações que tenham
potencial de gerar um volume relevante de desequilíbrios sobre a temática em
estudo. As interações pedagógicas ocorridas durante a aplicação dessa arquitetura
são realizadas através da produção de textos. A mediação pedagógica desses
textos demandam uma quantidade de tempo considerável por parte do professor.

Visando a redução desse tempo, neste trabalho propomos um modelo conceitual,
uma proposta de implementação para um portal para a Arquitetura Pedagógica
Debate de Teses potencializado por técnicas de inteligência artificial e apresentamos
algumas alternativas para facilitar a mediação do professor. Apresentamos também
uma proposta de um prosseguimento da Arquitetura Pedagógica Debate de Teses,
que pode acrescentar ainda mais o desenvolvimento dos participantes, assim como
reduzir consideravelmente a quantidade de texto que o mediador precisa ler e
interpretar para dar um feedback aos participantes após a etapa de argumentação
final.

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