Destaques do PPGI no primeiro semestre de 2019

O Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFES vem a cada dia demonstrando cumprir sua missão de desenvolver pesquisa científica de excelência e formar pessoas capacitadas para contribuir ativamente com o avanço científico e a inovação tecnológica em Computação. Relatamos abaixo alguns destaques do programa no primeiro semestre de 2019.

Em março, pesquisadores do Núcleo de Estudos em Modelagem Conceitual e Ontologias (NEMO), grupo de pesquisa vinculado ao PPGI, foram convidados a juntar esforços com pesquisadores do Laboratory of Applied Ontology (Itália), Universidade de Magdeburg (Alemanha), Universidade de Toronto (Canadá) e Universidade de Bolzano (Itália) para submissão de uma nova proposta de padronização de um modelo conceitual de alto nível no contexto de uma iniciativa ISO de padronização de uma Top-Level Ontology. O convite ressalta a relevância e impacto desta pesquisa feita no PPGI, já adotada no passado por outras organizações importantes mundialmente como o Departamento de Defesa dos EUA e a OMG (Object Management Group), consórcio de padronização de tecnologias (conhecida por ser responsável pelo padrão UML, linguagem amplamente utilizada no desenvolvimento de software).

Também em março, o docente do PPGI Giancarlo Guizzardi, um dos principais pesquisadores envolvidos na iniciativa citada acima, figurou entre os 15 pesquisadores em Computação de maior impacto no Brasil, segundo a 5ª edição do ranking Top Cientists do Guide2Research. O prof. Giancarlo foi rankeado 14º no Brasil e 2057º no mundo, de acordo com índices de citações de seus artigos científicos extraídos do seu perfil no Google Scholar. O ranking coloca o PPGI/UFES junto dos maiores programas de pós-graduação em Computação do Brasil, como UNICAMP, PUC-RIO, e UFMG.

Em Abril, o docente do PPGI Magnos Martinello foi convidado a fazer uma apresentação sobre as pesquisas do Núcleo de Estudos em Redes Definidas por Software (NERDS), grupo de pesquisa ligado ao PPGI, para pesquisadores do grupo de Redes de Computadores da Universidade de Waterloo (Canadá). A apresentação do prof. Magnos atraiu muito interesse dos pesquisadores, trazendo grande potencial de colaboração internacional para o PPGI/UFES com o grupo do prof. Raouf Boutaba.

Em Maio, o grupo NERDS trouxe mais resultados positivos para o PPGI durante sua participação no 37° Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) e no Latin American Student Workshop on Data Communications Networks 2019 (LANCOMM), de 6 a 10 de Maio em Gramado, RS. Junto a outros 70 alunos, três alunos do PPGI apresentaram seus trabalhos no LANCOMM em formato pôster, sendo o trabalho do aluno de doutorado João Henrique Gonçalves Medeiros Correa, orientado pelo prof. Rodolfo da Silva Villaca, escolhido como um dos 3 melhores para apresentação oral. No evento principal (SBRC), a equipe do NERDS teve três outras participações de destaque. Outro aluno do prof. Rodolfo (Rodolfo Vieira Valentim) apresentou seu trabalho na trilha principal. O prof. Alextian Bartolomeu Liberato, egresso do curso de Doutorado do PPGI, teve sua tese de doutorado selecionada para concorrer ao prêmio de melhor tese na área de redes do ano de 2018. Por fim, a doutoranda Cristina Klippel Dominicini apresentou com sucesso a revisão final do FUTEBOL, projeto aprovado na chamada Horizon 2020 em que o NERDS/PPGI participa com instituições da Irlanda, Reino Unido, Finlândia, Portugal e Alemanha.

(Em 26/06/2019)