Carro autônomo desenvolvido no DI/PPGI alcança resultado inédito

A IARA (Intelligent Autonomous Robotic Automobile), o carro autônomo da UFES, alcançou no dia 12/05/2017 um resultado inédito para projetos de pesquisa de sua categoria: uma viagem de 74 km do campus da UFES, em Vitória até a praia de Meaípe, em Guarapari, praticamente sem intervenção humana.

O projeto, coordenado pelo prof. Alberto Ferreira De Souza, é desenvolvido no Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD) por professores e alunos do Departamento de Informática e do Programa de Pós-Graduação em Informática e teve financiamento da FAPES e do CNPq. Com a viagem, a equipe cumpriu uma das principais metas do projeto.

A tecnologia da IARA será agora aplicada em um novo projeto de pesquisa, em parceria com a Vale, para construção de um caminhão-pipa autônomo, que circulará sem intervenção humana molhando as pistas no interior da empresa, ajudando no controle ambiental.

O marco alcançado pelo LCAD foi notícia em vários jornais do Estado, incluindo A Gazeta, A Tribuna, Folha Vitória e G1 Espírito Santo. A equipe do projeto publicou um vídeo da viagem, que pode ser visto aqui.

(Em 25/05/2017)