ANALYSIS OF THE IMPACTS OF LABEL
DEPENDENCE IN MULTI-LABEL LEARNING”

Name: LUCAS HENRIQUE SOUSA MELLO

Publication date: 19/10/2021
Advisor:

Namesort descending Role
FLÁVIO MIGUEL VAREJÃO Advisor *

Examining board:

Namesort descending Role
FLÁVIO MIGUEL VAREJÃO Advisor *
FRANCISCO DE ASSIS BOLDT External Examiner *
THIAGO OLIVEIRA DOS SANTOS Internal Examiner *
THOMAS WALTER RAUBER Internal Examiner *

Summary: \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\"Conclusões em aprendizado multirrótulo geralmente são tiradas através de experimentos
usando conjuntos de dados reais de referência, o que é uma boa prática ao comparar
resultados. No entanto, dificilmente demonstra ou mostra claramente como a dependência
entre rótulos afeta o desempenho e o comportamento de algoritmos multirrótulo. Uma abordagem razoável para resolver tal problema consiste em adotar uma formulação matemática ou estatística do problema e usá-lo para elaborar provas teóricas. Outra abordagem consiste em elaborar experimentos em um ambiente controlado, onde a dependência entre rótulos pode ser mais facilmente controlada e analisada, o que é o caso de muitos trabalhos baseados em conjuntos de dados artificiais. Ambas abordagens são adotadas nesta tese para entender o papel da dependência de rótulos na aprendizagem multirrótulo.

O trabalho realizado nesta tese é composto de várias contribuições à análise de algoritmos multirrótulo de uma perspectiva estatística. Uma contribuição é que o método calibrated label ranking é um algoritmo que pode ter um desempenho extremamente baixo quando empregado em um cenário muito particular em que a dependência entre rótulos está presente, devido à maneira como a comparação em pares de rótulos é feita pelo algoritmo. Outra contribuição é que a dependência entre rótulos a otimização de coverage esperado é um problema NP-difícil. Por final, é apresentada uma forma de criar um ambiente experimental em que a dependência entre rótulos possa ser convenientemente controlada com o objetivo de comparar o desempenho entre os métodos de aprendizado multirrótulo.\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\"

Access to document

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910