Informações Gerais Sobre Matrícula

Nesta página encontram-se algumas informações importantes sobre o procedimento de matrícula de aluno em disciplina do curso.

Escopo de Turmas 

As turmas oferecidas com escopo 1 são específicas para os alunos do curso, as de escopo 2 são para alunos que tenham aquela disciplina em sua grade curricular e as de escopo 3 são abertas a todos os alunos.

Na disputa por vagas, considerando o escopo da turma, vale o pré-requisito da disciplina solicitada e o CR (coeficiente de rendimento) normalizado do aluno.

Retificação de Matrícula

Conforme art. 17 da resolução nº 58/2008 – CEPE: o aluno que se sentir prejudicado por problemas ocorridos em sua solicitação de matrícula, após o ajuste de matrícula, deverá protocolar no Colegiado de Curso de Graduação pedido de correção, anexando os comprovantes de solicitação matrícula e o horário individual.

O pedido de correção destina-se a atender, exclusivamente, os seguintes casos:

  1. Erros de processamento devidamente constatados pela Coordenação de Curso;
  2. Problemas identificados pela Coordenação de Curso em ofertas de turmas;
  3. Matrícula de aluno em Plano de Estudos, regido por Resolução específica deste Conselho, não efetivada anteriormente;
  4. Matrícula de aluno em Programa de Acompanhamento, regido por Resolução específica deste Conselho.

Procedimentos para Solicitação de Retificação de Matrícula (incluindo quebra de pré-requisito)

Para cada disciplina que se deseja solicitar retificação de matrícula:

  1. Realizar a Solicitação Online de Retificação de Matrícula (link Google Forms), preenchendo todos os dados com atenção;
    • Deve-se observar o prazo previsto no Calendário Acadêmico  (procurar no calendário: "Solicitação, junto ao colegiado do curso de graduação, da aplicação do art. 17 da Resolução nº 58/2008-Cepe e da Resolução nº 39/2010-Cepe");
    • Caso seja cometido algum erro nos dados enviados no Google Forms, o aluno deve fazer uma nova solicitação retificando os dados e explicando o erro no campo "Observações";
  2. Aguardar processamento por parte da Secretaria e aprovação do Colegiado do curso.

Obs: O envio do formulário eletrônico, por si só, não garante a matrícula na disciplina, pois esta depende de análise e aprovação do Colegiado, conforme estabelecido no § 1° do art. 17 da resolução nº 58/2008 – CEPE, bem como o art. 2o. da da resolução nº 39/2010 – CEPE.

 

     

    Acesso à informação
    Transparência Pública

    © 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
    Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910