Laboratórios

O Programa conta com 7 grupos de pesquisa (LABOTIM, LCAD, LIED, LPRM, NEMO, NERDS e NINFA) e seus laboratórios associados. Esses laboratórios de pesquisa são prioritariamente voltados para o suporte às atividades de pós-graduação, pós-doutorado e iniciação científica, bem como para dar suporte a pesquisadores visitantes em colaboração com esses grupos de pesquisa.

1 - Laboratório de Otimização – LABOTIM (http://labotim.inf.ufes.br)

O Laboratório de Otimização (LABOTIM) desenvolve pesquisa em meta-heurísticas, fluxo em grafos, caminho mínimo em grafos, programação matemática e computação científica combinatória, possuindo interseções com as áreas de Inteligência Computacional e Computação de Alto Desempenho. Atualmente o laboratório está equipado com 7 estações de trabalho e 1 impressora.

São membros do LABOTIM os seguintes docentes do PPGI: André Renato Sales Amaral, Eduardo Zambon, Geraldo Regis Mauri (bolsista de produtividade CNPq), Maria Claudia Silva Boeres e Renato Antônio Krohling (bolsista de produtividade CNPq).

2 - Laboratório de Computação de Alto Desempenho – LCAD (http://www.lcad.inf.ufes.br)

O Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD) atua nas seguintes áreas de pesquisa: inteligência computacional, cognição visual artificial, robótica, arquitetura de computadores, processamento de alto desempenho, mecânica computacional, recuperação da informação, otimização combinatória e detecção de falhas em processos da indústria do petróleo. O LCAD tem parcerias com o setor produtivo na área de inteligência computacional aplicada a veículos autônomos e outras aplicações de visão computacional e aprendizado de máquina. Hoje, o LCAD possui duas salas: uma com 16 postos de trabalho e uma garagem interna para trabalhar diretamente em veículos autônomos; e outra com 14 postos de trabalho e uma sala de reunião. Elas contam com 3 Supercomputadores, 24 estações de trabalho, 5 notebooks, 4 impressoras, 3 servidores (backup, web e de aplicações), 1 TV 42" e 1 projetor multimídia. O LCAD possui equipamentos para pesquisa avançada em com robôs incluindo vários robôs (1 automóvel Ford Escape Hybrid e 3 robôs de pequeno porte) e vários sensores (4 lasers, 2 IMU Xsens, 1 GPS-aided AHRS Xsens, 12 câmeras stereo, 1 GoPro Hero 3 e 1 GPS). Atualmente, projetos de pesquisa do laboratório recebem financiamento do CNPq, FINEP e FAPES.

São membros do LCAD os docentes do PPGI: Alberto Ferreira de Souza (bolsista de produtividade CNPq), Claudine Santos Badue Gonçalves, Edilson de Aguiar, Elias Silva de Oliveira, Lucia Catabriga e Thiago Oliveira dos Santos.

3 - Laboratório de Informática na Educação – LIED (http://lied.inf.ufes.br)

O Laboratório de Informática na Educação (LIED) oferece infraestrutura de hardware e software para o desenvolvimento de ambientes e ferramentas computacionais de apoio à aprendizagem, com ênfase na educação não presencial, utilizando técnicas de apoio ao trabalho colaborativo e inteligência artificial (modelo de usuário, recuperação da informação, agentes inteligentes, jogos, mundos virtuais, realidade ampliada, representação de conhecimento, tradução automática, etc.). O laboratório está equipado com: 2 servidores, 7 estações de trabalho e 1 impressora. Os projetos do laboratório recebem financiamento do MEC, CAPES, MCTI e FAPES.

São membros do LIED os seguintes docentes do PPGI: Crediné Silva de Menezes, Davidson Cury e Orivaldo de Lira Tavares

4 - Laboratório de Pesquisas em Redes e Multimídia – LPRM (http://lprm.inf.ufes.br)

O Laboratório de Pesquisas em Redes e Multimídia (LPRM) é um dos laboratórios que dá suporte às pesquisas da linha de pesquisa Redes e Sistemas Distribuídos do PPGI. Ele oferece infraestrutura física às atividades de graduação (Ciência e Engenharia da Computação) e pós-graduação nas áreas de arquiteturas de redes de computadores, redes de sensores sem fio, sistemas e aplicações multimídia, ambientes interativos, computação ubíqua e sistemas colaborativos. O laboratório conta com 14 computadores, 6 notebooks, 2 mini PCs 1, TV LED 46", 2 servidores, 2 impressoras e 2 projetores multimídia. O laboratório possui ainda o conjunto de equipamentos para apoio ao ensino de redes e sistemas distribuídos, tais como diversos roteadores, switches, hubs, smartphones, sensores e hardwares para sistemas embarcados (Raspberry Pi) que permitem construir diversas configurações de redes e sistemas. Especificamente para suporte às pesquisas envolvendo redes de sensores sem fio, o laboratório conta com um conjunto de aproximadamente 50 nós sensores das plataformas MicaZ, TelosB, IRIS e Lotus, 25 placas de sensoreamento MTS310CB e MTS420CC, e 7 gateways MIB600CA. Os projetos do laboratório têm recebido financiamento do CNPq, CAPES e FAPES, além de empresas privadas (EDP ESCELSA, PADTEC) e órgãos governamentais (PRODEST, FINEP e CTIC/RNP). O laboratório conta ainda com uma pequena biblioteca com livros nas suas áreas de pesquisa e um conjunto de bancadas para uso de cerca de 20 alunos simultaneamente.

São membros do LPRM os seguintes docentes do PPGI: Celso Alberto Saibel Santos (bolsista de produtividade CNPq), Eduardo Zambon, José Gonçalves Pereira Filho, Magnos Martinello, Patrícia Dockhorn Costa, Roberta Lima Gomes e Rodolfo da Silva Villaça.

5 - Laboratório do Núcleo de Estudos em Modelagem Conceitual e Ontologias – NEMO (http://nemo.inf.ufes.br)

O Núcleo de Estudos em Modelagem Conceitual e Ontologias (NEMO) tem como foco principal de investigação a aplicação de ontologias de domínio, ontologias de fundamentação e técnicas baseadas em ontologias para vários aspectos da modelagem conceitual, tais como modelagem de informações, modelagem de organizações e arquiteturas corporativas, sistemas baseados em agentes e Web Semântica. O laboratório do NEMO tem 24 postos de trabalho, com 3 impressoras, 14 computadores e 26 monitores em uso, divididos em dois espaços físicos com ar condicionado, bancadas, cadeiras e estantes para livros. Os projetos do laboratório recebem financiamento do CNPq, CAPES, FAPES e CGI.br/NIC.br.

São membros do NEMO os seguintes docentes do PPGI: Giancarlo Guizzardi (bolsista de produtividade CNPq), João Paulo Andrade Almeida (bolsista de produtividade CNPq), Monalessa Perini Barcellos, Renata Silva Souza Guizzardi, Ricardo de Almeida Falbo e Vítor Estêvão Silva Souza.

6 - Laboratório do Núcleo de Estudos em Redes Definidas por Software – NERDS (http://nerds.ufes.br)

O Laboratório do Núcleo de Estudos em Redes Definidas por Software (LabNERDS) ocupa uma área de 174 m2 no Centro Tecnológico da UFES, dividido em três salas: um laboratório experimental para redes de datacenter, com toda a infra-estrutura física para experimentação, com 4 servidores para desenvolvimento e pesquisa com serviço de virtualização de máquinas virtuais, 16 servidores interconectados em Topologia Hipercubo, controle de temperatura e umidade específico do centro de dados climáticos, cablagem estruturada e apropriada do sistema elétrico; um laboratório de desenvolvimento de uso compartilhado entre o PPGI e o PPGEE (Engenharia Elétrica); uma biblioteca própria e sala de reuniões. O NERDS atualmente conta com 7 postos de trabalho equipadas com os mais recentes computadores e duas bancadas utilizadas em ensaios experimentais com 5 switches OpenFlow, 3 NETFPGAs com 4 portas 1000 Mbits, dezenas de sensores (pressão, gás, temperatura, umidade, luminosidade, etc.) e microprocessadores para experimentos de IoT. O espaço do LabNERDS também é compartilhado e abriga servidores do LCAD/PPGI e do PPGEA (Engenharia Ambiental).

São membros do NERDS os seguintes docentes do PPGI: Magnos Martinello e Rodolfo da Silva Villaça.

7 - Laboratório de Inferência e Algoritmos – NINFA (http://ninfa.inf.ufes.br)

O Laboratório de Inferência e Algoritmos (NINFA) possui infraestrutura para realização de pesquisa em Inteligência Computacional, Mineração de Dados, Reconhecimento de Padrões e Otimização. Este laboratório é responsável por diversos projetos de pesquisa financiados pelo CNPq e fundos setoriais de Energia Elétrica e Petróleo. Correntemente está equipado com 3 servidores (banco de dados, contas de usuários/web/mail e backup) e 14 estações de trabalho. O laboratório conta ainda com um cluster com os equipamentos: 14 estações Quad core Intel Core i5-3570 CPU 1600.00 MHz, Discos de 500 GB e 120GB SSD, 8GB de ram, conexão Gigabit e placa de vídeo GeForce GTX 650 Ti. Dispõe ainda de 2 impressoras (1 laser monocromática e 1 multifuncional/fax laser monocromática), 4 notebooks.

São membros do NINFA os seguintes docentes do PPGI: Flávio Miguel Varejão (bolsista de produtividade CNPq), Thiago Oliveira dos Santos, Thomas Walter Rauber e Vítor Estêvão Silva Souza.


O PPGI conta ainda com dois laboratórios de apoio (LABGRAD 1 e 2) que servem também aos cursos de graduação em Engenharia de Computação e Ciência da Computação, e ao Departamento de Informática da UFES. Existe ainda um laboratório de apoio e suporte técnico (LAR), responsável por manter toda infraestrutura do programa e do departamento (http://suporte.inf.ufes.br).

8 - Laboratório de Graduação em Informática I – LABGRAD 1

O Laboratório de Graduação em Informática (LABGRAD 1) é destinado a aulas práticas e atende aos alunos dos cursos de Graduação em Engenharia de Computação e Ciência da Computação, e também aos alunos do Mestrado em Informática e Doutorado em Ciência da Computação. O LabGrad possui 37 estações de trabalho, um projetor multimídia, 1 servidor de aplicação e arquivos, 1 servidor de compartilhamento de conexão WI-FI, 3 switches Cisco System Catalyst 2960G Gigabit 24 portas e 1 distribuidor interno óptico Furukawa A270.

9 - Laboratório de Graduação em Informática II – LABGRAD 2

O Laboratório de Graduação em Informática (LABGRAD 2) é um espaço para pesquisa que atende aos alunos dos cursos de Graduação em Engenharia de Computação e Ciência da Computação, e também aos alunos do Mestrado em Informática e Doutorado em Ciência da Computação. O LabGrad possui 25 estações de trabalho e um switch Cisco Systems Catalyst 3500 Series XL.

10 - Laboratório de Administração de Redes – LAR

O Laboratório de Administração de Redes (LAR) mantém a rede corporativa do Departamento de Informática (DI) e do PPGI (repositório de dados), possuindo infraestrutura de hardware, software e de pessoal para suporte aos professores e servidores técnico-administrativos do DI e PPGI. É equipado com: 8 máquinas desktop, 1 impressora e 1 TV para monitoramento de tráfego e serviços. Sua infraestrutura de comunicação inclui 1 switch giga ethernet, conversores de mídia, 3 switches fast ethernet com 24 portas, 1 hub e possui 9 máquinas servidoras.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910