Sobre o curso
O Curso de Engenharia de Computação teve início em 1990, tendo como objetivo preparar engenheiros para atuar nas áreas de hardware e software.
Desde a sua criação, as disciplinas do ciclo profissional do curso são ministradas pelos departamentos de Informática e de Engenharia Elétrica, conferindo ao profissional formado, além do conhecimento de ciência da computação para o projeto de software, o conhecimento de engenharia eletrônica necessário ao projeto de hardware.
Do ponto de vista acadêmico, o curso é apoiado pelos seguintes departamentos desta Universidade, os quais oferecem disciplinas obrigatórias ou optativas:
- Departamento de Informática (CT);
- Departamento de Engenharia Elétrica (CT);
- Departamento de Engenharia de Produção (CT);
- Departamento de Engenharia Ambiental (CT);
- Departamento de Engenharia Mecânica (CT);
- Departamento de Matemática (CCE);
- Departamento de Física (CCE);
- Departamento de Estatística (CCE);
- Departamento de Química (CCE).
O Departamento de Informática conta com 29 professores: 28 doutores e 1 mestre e o Departamento de Engenharia Elétrica apoia o curso ministrando 14 disciplinas obrigatórias. Estes departamentos também são responsáveis pelos cursos de Mestrado e Doutorado em Informática e Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica.
O curso de Engenharia de Computação da Ufes se classifica regularmente entre os melhores do país. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um importante balizador da qualidade da educação superior brasileira. A cada três anos, o exame avalia o desempenho estudantil e resulta no chamado Conceito Enade, que varia de 1 a 5. Históricamente, o curso Engenharia de Computação da Ufes vem obtendo os conceitos 4 (bom) e 5 (muito bom).