GESTÃO DO CONHECIMENTO NO DESIGN DA INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR

Resumo: O design de IHC é uma atividade de conhecimento intenso, envolvendo vários interessados e informações advindas de outras atividades do processo de desenvolvimento de software, com destaque para requisitos e modelagem conceitual (ou, de maneira mais geral, análise de sistemas) e o design da arquitetura de software.
Além disso, as decisões e informações do design de IHC são muito importantes para outras atividades, como o design detalhado, implementação e testes, mas também para os requisitos, pois protótipos podem ser construídos para apoiar a validação e até mesmo o levantamento de novos requisitos.
Portanto, se torna muito importante gerenciar o conhecimento envolvido nessa importante atividade do processo de desenvolvimento de software. A gestão do conhecimento envolve a representação de conhecimento e, para tal, ontologias são um importante recurso. Contudo, como há conhecimento oriundo de diferentes domínios correlacionados, é necessário desenvolver ontologias integradas para representar esse conhecimento.
Em suma, o design de IHC é um domínio com processo intensivo em conhecimento e, portanto, se estabelece como área promissora para a aplicação da GC. O resultado da revisão obtido até então, evidencia a falta de estudos que tratam deste assunto. Neste sentido, o projeto proposto visa avançar nesta direção.

Data de início: 28/09/2018
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador SIMONE DORNELAS COSTA
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910