O olhar do estudante do ensino fundamental sobre o ritual escolar: em busca do melhor recurso de registro digital da minha história em face do cotidiano da minha escola.

Resumo: Esta
pesquisa tem como tema o cotidiano da EMEF Álvaro de Castro Mattos
(Jardim da Penha,Vitória ES) e o olhar que o estudante do ensino
fundamental impõe sobre ele no dia-a-dia. Nesse escopo de compreensão,
pretende-se realizar um estudo do tipo etnográfico da referida escola,
sabendo-se que historicamente o estudante não tem participação efetiva
como co-responsável pelo processo educativo e construtivo das práticas
escolares. Desse modo, essa pesquisa busca compreender as relações
entre os agentes do cotidiano escolar em busca de caminhos que
possibilitem a co-participação como prática revitalizadora da formação
do indivíduo enquanto cidadão. Visto o cotidiano escolar em face do
mundo globalizado, tem-se a compreensão de que novos procedimentos de
relação se fazem necessários e, nesse contexto, o uso do computador
está cada vez mais presente nas diversas atividades desenvolvidas pelo
homem. Faz-se, portanto, indispensável que se tenha facilitado o acesso
às redes mundiais de computadores pela promoção da inclusão digital e
como um modo de busca da igualdade de acesso às informações e aos bens
culturais.
O desafio está em que o homem se depara com o novo, e a novidade está
no retorno do que é revelado pelos interlocutores.

Data de início: 01/05/2009
Prazo (meses): 12

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910