Levantamento Topográfico usando Visão Computacional

Resumo: O Brasil, devido às suas dimensões continentais e ao escasso conhecimento de seu território, é um dos países que mais pode se beneficiar com o uso do Sensoriamento Remoto na pesquisa e no monitoramento de seus recursos naturais renováveis e não-renováveis.

No método convencional uma malha de coordenadas coletadas por equipes de solo é necessária. O custo desse processo inviabiliza o levantamento frequente e detalhado de boa parte do território nacional. Um método visual de levantamento topográfico é capaz de determinar pontos de interesse (Landmarks) na região fotograda que serão utilizados como referência para o mapeamento (SLAM) e, consequentemente, a partir desse mapeamento 3D será possível gerar a ortofoto considerando mínimas distorções do relevo da região de interesse. Além da melhoria proposta no processo usando um sistema semi-automatico, espera-se uma redução dos custos encontrados na tecnologia atual.

Esse projeto visa a implementação de um sistema de reconstrução 3D (também conhecido como mapa de nuvem de pontos) a partir de imagens estereoscópicas do relevo terrestre usando SLAM de forma Off-line sobre as imagens capturadas com o par de câmeras e dos dados de sensoriamento remoto para ao final tratar esses pontos 3D para geração de ortofotos que servirão de Input para outros sistemas como SIG.

Data de início: 01/10/2012
Prazo (meses): 24

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910