Desenvolvimento de técnicas para a animação de personagens em ambientes virtuais interativos

Resumo: Recentemente, com o surgimento da última geração de video-games, como o Nintendo Wii, o Playstation 3 e o Microsoft X-Box 360, os jogos controlados pelos movimentos do usuário começaram a se tornar uma realidade. Essa nova interatividade se tornou possivel principalmente devido aos avanços nos sensores de entrada de dados e aos avanços no processamento gráfico e de imagens. Contudo, apesar desses enormes avanços, a criação e o desenvolvimento de jogos interativos ainda segue o mesmo processo convencional: modelos de personagens devem ser criados a priori, bem como todas as suas animações. Infelizmente, esse paradigma não é o ideal nesse novo contexto de interatividade, onde não se pode limitar os movimentos ou ações do usuário.
O objetivo do projeto de pesquisa é o desenvolvimento de novas técnicas de modelagem, controle e animação de personagens que possam ser usadas nesse novo contexto interativo. O plano é a pesquisa e o desenvolvimento de técnicas de animações baseadas em um banco de dados que reflitam com uma maior exatidão qualquer movimento real captado do usuário.

Data de início: 01/05/2012
Prazo (meses): 24

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