Um Avaliador Automático de Redações

Nome: JAMES ALVES DA SILVA JUNIOR
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/05/2021
Orientador:

Nomeordem crescente Papel
ELIAS SILVA DE OLIVEIRA Orientador
CLAUDINE SANTOS BADUE Orientador

Banca:

Nomeordem crescente Papel
THIAGO OLIVEIRA DOS SANTOS Examinador Interno
PRISCILA MACHADO VIEIRA LIMA Examinador Externo
MARIANA CURI Examinador Externo
ELIAS SILVA DE OLIVEIRA Coorientador
CLAUDINE SANTOS BADUE Orientador

Resumo: No Brasil para o ingresso no ensino superior é necessário passar pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A nota final do exame interfere diretamente na vidado estudante, uma vez que a nota final do exame possibilita o ingresso em instituições de Ensino Superior. A nota também interfere na concessão de financiamento estudantil. Do ponto de vista do aluno uma nota baixa é uma perda de oportunidades. A redação é parte importante da composição da nota do exame, uma vez que se a notada redação for zerada o aluno será automaticamente eliminado do Sistema de Seleção Unificada (SISU) para ingresso em instituições públicas de ensino superior e também do processo seletivo de crédito estudantil. Tendo em vista a importância da redação na composição da nota final exploramos nesse trabalho duas Competências que são avaliadas na redação do modelo Enem/Inep. Buscamos criar um modelo de Avaliação Automática de Redações (AES) que tem como objetivo imitar avaliadores humanos ao darem notas em redações. Esta área existe a aproximadamente50 anos e na língua inglesa apresenta avanços consistentes em avaliações em exames de segunda língua. O sistema de correção automática de redação é pouco adotado na língua portuguesa no apoio ao aprendizado e até mesmo como sistema avaliativo. Tem crescido a pesquisa em torno do tema uma vez que existe a intenção de tornar a avaliação do ENEM completamente informatizada. Outra discussão sobre o tema de redação é sobre a dicotomia entre os avaliadores no momento de avaliar as redações e também como o modelo pode dar feedbacks.

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