Processos e Ferramentas para o Desenvolvimento de Software Livre: Um Estudo de Caso

Nome: Bruno Carreira Coutinho Silva
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 03/10/2006
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Ricardo de Almeida Falbo Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Carlos Alberto Marques Pietrobon Examinador Externo
Ricardo de Almeida Falbo Orientador
Sérgio Antônio Andrade de Freitas Examinador Interno

Resumo: O movimento de Software Livre tem ganhado cada vez mais espaço e importância nos segmentos da comunidade de software (governo, academia, indústria etc), tanto em âmbito mundial quanto nacional, contando atualmente com a existência de diversos projetos dessa classe em andamento. Esse tipo de software não traz consigo somente inovações na forma de se desenvolver software, mas também proporciona à comunidade uma nova filosofia, afetando muitos dos atuais princípios da indústria de software.
Apesar de seu notório crescimento, na maioria das vezes, seu desenvolvimento não tem sido realizado segundo as melhores práticas da Engenharia de Software, incluindo nesse cenário a não utilização de processos de software bem definidos. A elaboração desses processos pode ser facilitada se assistida por normas e modelos de qualidade de processo de software adequados.
A aplicação dos processos definidos a uma organização se torna mais viável se auxiliados por um bom ambiente de apoio ao desenvolvimento de software. No caso do desenvolvimento de Software Livre, esse ambiente deve ser composto por ferramentas preferencialmente disponíveis pela Internet, dada a dispersão geográfica dos colaboradores participantes de projetos desse tipo.
Este trabalho tem por objetivo definir uma infra-estrutura para apoiar o desenvolvimento de software livre a ser aplicada ao Projeto ODE (Ontology-based software Development Environment), dando origem ao Projeto ODE Livre. O Projeto ODE visa ao desenvolvimento de um Ambiente de Desenvolvimento de Software Centrado em Processos e é o principal projeto em andamento no Laboratório de Engenharia de Software (LabES) da Universidade Federal do Espírito Santo. A infra-estrutura proposta inclui processos padrão para software livre, bem como a definição de requisitos para a construção de um ambiente de apoio aos processos elaborados o Portal ODE Livre.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910