Planejamento da Seqüência de Atendimento de Embarques do Porto de Tubarão

Nome: Anderson Bodart Pinto
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 27/11/2006
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
André Renato Sales Amaral Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
André Renato Sales Amaral Orientador
Arlindo Gomes de Alvarenga Examinador Interno
Luiz Satoru Ochi Examinador Externo
Maria Claudia Silva Boeres Coorientador

Resumo: Esta tese investiga o problema do planejamento de atendimento de embarques no Porto de Tubarão, maior porto exportador de minério de ferro do mundo. Este problema visa a avaliar a demanda anual de minério de ferro e pelotas a ser atendida e propor o momento e o berço no qual o embarque deverá ser atendido. O principal foco desta dissertação foi estudar como o problema de atendimento de embarque se relacionava com os outros componentes do porto, por exemplo, pátios de estocagem e viradores de vagão, além dos principais componentes da cadeia de suprimentos de minério de ferro: Comercial, Mina, Ferrovia e Pelotização. Os estudos desenvolvidos ao longo da construção desta dissertação mostraram que existe uma dependência muito forte entre cada um dos componentes da cadeia de suprimentos, de forma que qualquer projeto com o objetivo de planejar um desses componentes, separadamente, não obterá sucesso. O planejamento de qualquer um destes componentes somente será possível caso toda a cadeia de suprimentos de minério seja considerada no problema. Com base em teorias de gerenciamento de cadeias de suprimentos, este trabalho apresenta um modelo de como esse problema poderia ser segmentado em problemas menores e mais simples, que pudessem ser posteriormente integrados. A segmentação proposta divide o problema em subproblemas com diferentes horizontes de tempo e diferentes focos (estratégico, tático e operacional), em que primeiramente, devem ser resolvidos os problemas de foco estratégico, depois os táticos e por fim os problemas de foco operacionais. Um segundo produto desta dissertação foi propor possíveis melhorias para a atual heurística de planejamento do atendimento de embarques do Porto de Tubarão. Para isso, foram implementadas três diferentes heurísticas, de forma a possibilitar uma série de experimentos. Cada uma das heurísticas foi implementada de modo a ser uma otimização da heurística anterior. A terceira heurística obteve um resultado bem superior às demais, sendo, inclusive, capaz de atender a toda demanda existente, e mostrando-se capaz de agregar valor ao dia-a-dia do planejamento do Porto.

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