AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS EM JOGOS DIGITAIS BASEADA EM LEARNING ANALYTICS SOBRE DADOS MULTIMODAIS

Nome: HERACLITO AMANCIO PEREIRA JUNIOR
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 21/09/2018
Orientador:

Nome Papelordem decrescente
CREDINE SILVA DE MENEZES Co-orientador
ALBERTO FERREIRA DE SOUZA Orientador

Banca:

Nome Papelordem decrescente
CREDINE SILVA DE MENEZES Coorientador
SÁVIO SILVEIRA DE QUEIROZ Examinador Externo
ALBERTO NOGUEIRA DE CASTRO JÚNIOR Examinador Externo
ORIVALDO DE LIRA TAVARES Examinador Interno
DAVIDSON CURY Examinador Interno

Páginas

Resumo: A utilização de jogos digitais como ferramenta pedagógica vem sendo aplicada no desenvolvimento das competências, habilidades e atitudes, requeridas ao profissional do século 21, tanto no ensino fundamental e médio, quanto na formação profissional. Entretanto, a pouca disponibilidade de recursos consolidados para avaliação das aprendizagens dos alunos durante o jogar tem sido um dos principais fatores que dificultam um alargamento mais acelerado de seu uso para fins educacionais. Para obtenção de informações que possam dar suporte a esse tipo de avaliação, alguns métodos, técnicas e ferramentas têm sido pesquisados, porém, apesar desses trabalhos já terem obtido alguns resultados, eles ainda não foram suficientes para propiciar avaliações claras, seguras e abrangentes. A importância de se tratar a avaliação da aprendizagem baseada em recursos computacionais, inclusive jogos digitais, levou ao surgimento de uma área de pesquisa denominada de Learning Analytics, que “aplica técnicas e métodos de Ciência da Computação, Pedagogia, Sociologia, Psicologia, Neurociência e Estatística para analisar os dados recolhidos durante os processos educacionais”. As pesquisas indicaram que tais dados não precisam se restringir a dados numéricos e textuais, surgindo então a Multimodal Learning Analytics que inclui também a coleta e a análise de dados provenientes de diversas manifestações do aprendiz, capturadas por sensores, durante o processo de aprendizagem (toques, gestos, vozes e expressões faciais). A ECD (Evidency Centered Design) é uma abordagem desenvolvida para dar suporte ao projeto de qualquer tipo de avalição da aprendizagem que tem despontado entre pesquisadores da área de Educação. Este trabalho traz uma proposta de contribuição para a solução desse problema através da criação de um framework para avaliação das aprendizagens em jogos digitais baseada em Learning Analytics, e na abordagem ECD (Evidency Center Design), sobre dados multimodais.

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