Documentos e Formulários

Matrícula

Instruções

No período de matrícula definido no Calendário Acadêmico do PPGI, o aluno deverá realizar a matrícula no Portal do Aluno da UFES e, no período de homologação de matrícula, o orientador deverá realizar a validação da matrícula do aluno no Portal do Professor da UFES, conforme instruções disponíveis nos manuais abaixo.

Atenção: O período de matrícula pode coincidir com o período de Recesso definido no Calendário Acadêmico do PPGI. Com isso, alertamos os alunos a contatarem os seus orientadores para definirem as disciplinas a serem cursadas fora do período de Recesso. 

Informações importantes:

  • No Portal do Aluno da UFEStodos os alunos deverão "Solicitar Manutenção" para confirmar a manutenção do vínculo, independentemente se vão realizar a matrícula em alguma disciplina ou não.

  • Caso a disciplina desejada não apareça dentro da oferta no Portal do Aluno da UFES, o aluno deverá solicitar a matrícula à Secretaria do PPGI por e-mail (ppgi [at] inf.ufes.br). 

    - Esse "erro" ocorre pois o sistema somente permite o registro da disciplina uma única vez no histórico do aluno (ou seja, o mesmo código PINF-XXXX só pode ser registrado uma única vez no histórico). Como o PPGI possui disciplinas genéricas (Tópicos Especiais em Informática, Estudo Dirigido, etc), que alteram apenas o subtítulo, o sistema reconhece a disciplina como sendo a mesma.
    - A solução é a Secretaria matricular o aluno em disciplinas equivalentes, mas com códigos diferentes. Por exemplo, Tópicos Especiais em Informática 2 , Estudo Dirigido 3, etc.

Matrícula em outro Programa de Pós-Graduação

No período de matrícula definido no Calendário Acadêmico do PPGI, caso o aluno queira realizar a matrícula em outro Programa de Pós-Graduação, o(a) estudante deverá enviar à Secretaria do PPGI por e-mail o Formulário de Solicitação de Matrícula em outro PPG.

Primeira Matrícula

Caso seja a primeira matrícula no curso do Mestrado em Informática, no período de pré-matrícula definido no Calendário Acadêmico do PPGI, o candidato deverá preencher o Formulário de Pré-matrícula para confirmar o seu interesse na vaga, anexando os seguintes documentos:

  • Uma cópia em PDF do diploma de graduação ou comprovante de colação de grau em curso de graduação fornecido pelo órgão competente da Instituição de Ensino Superior;

  • Uma cópia em PDF de comprovante de quitação com a justiça eleitoral; e

  • Uma versão em PDF do Termo de Orientação, preenchido e assinado digitalmente com senha eletrônica por meio do Protocolo UFES (Lepisma) pelo orientador.

Após o final do período de pré-matrícula, a Secretaria do PPGI cadastrará os alunos no Sistema Acadêmico da Pós-Graduação da UFES para que possam fazer a matricula no Portal do Aluno.

A matricula deve ser feita pelo próprio aluno após conversar com seu orientador e definir as disciplinas a serem cursadas. Uma vez obtido o acesso ao portal conforme descrito abaixo, o processo da primeira matricula é similar ao processo da matricula regular, seguindo instruções de matricula descritas acima. 

Para obter o usuário e a senha de acesso ao Portal do Aluno da Ufes para realizar a matrícula, o aluno deverá seguir os procedimentos descritos no Portal de Autenticação, informando o CPF e o e-mail descritos no Formulário de Pré-matrícula e cadastrados no Sistema Acadêmico da Pós-Graduação da UFES pela Secretaria do PPGI.

Atenção: O sistema pode demorar até 24 horas para reconhecimento do usuário após o cadastro do aluno pela Secretaria do PPGI. Sendo assim, caso não consiga acessar o Portal do Aluno da UFES, tente novamente no dia seguinte.

Informações importantes:

  • O candidato deverá entrar em contato com os professores da linha de pesquisa de interesse que ofereceram vaga no Edital a fim de encontrar um orientador. O candidato poderá fazer contato com os professores por meio dos e-mails disponíveis na página Contatos dos Membros do PPGI;

  • Caso o candidato não encontre um orientador até o final do período de pré-matrícula, o Colegiado Acadêmico do PPGI deverá indicar-lhe um orientador a seu critério e não necessariamente da linha de pesquisa de seu interesse, logo após o final do período de pré-matrícula. A indicação de orientadores seguirá um critério que equilibra o número de alunos por professor do Programa.

Ajuste de Matrícula

No período de ajuste de matrícula definido no Calendário Acadêmico do PPGI, caso o aluno queira realizar ou cancelar a matrícula em alguma disciplina, o aluno deverá enviar à Secretaria do PPGI por e-mail (ppgi [at] inf.ufes.br) o Formulário Offline de Solicitação de Matrícula assinado pelo seu orientador.

Atenção: as matrículas nas disciplinas de Estudo Dirigido deverão ser solicitadas no período de ajuste de matrícula.

Estágio de Docência

Ao final do semestre letivo, após o aluno ter completado o estágio de docência na disciplina em que atuava como monitor, o aluno deverá enviar um e-mail à Secretaria do PPGI (ppgi [at] inf.ufes.br), com o professor responsável pela disciplina em cópia. O e-mail deverá ter o assunto "Estágio de Docência - Semestre 20XX/X", e deverão constar nesse e-mail as informações da disciplina. Além disso, o e-mail deve solicitar ao professor responsável a confirmação que o aluno cumpriu as exigências da disciplina. Apenas após a confirmação do professor é que a Secretaria do PPGI lançará o Estágio de Docência no histórico do aluno. 

Formulários

Os formulários de solicitação de pré-matrícula estão disponíveis nos links abaixo.

  • Formulário de Pré-matrícula [2024/1]

  • Termo de Orientação [DOCX

Orientações importantes:

  • Caso o candidato ainda não tenha obtido diploma de graduação ou comprovante de colação de grau até o final do período de matrícula, deverá enviar o Formulário de Pré-matrícula sem esse documento. Entretanto, deverá editar o Formulário de Pré-matrícula para anexar esse documento até o final do período de ajuste de matrícula definido no Calendário Acadêmico do PPGI, a fim de que sua matrícula no curso de Mestrado seja efetivada;

  • Caso o candidato ainda não tenha encontrado um orientador até o final do período de pré-matrícula, no Termo de Orientação, deverá marcar a opção "[ ] Não encontrei um orientador" e deixar vazios os demais campos. Entretanto, deverá editar o Formulário de Pré-matrícula para anexar o Termo de Orientação preenchido e assinado digitalmente com senha eletrônica por meio do Protocolo UFES (Lepisma) pelo orientador indicado pelo Colegiado Acadêmico do PPGI, até o final do período de ajuste de matrícula, a fim de que sua matrícula no curso de Mestrado seja efetivada.


Aproveitamento de Créditos

Instruções

O(A) estudante deverá enviar à Secretaria do PPGI por e-mail o Formulário de Solicitação de Aproveitamento de Créditos Externos e/ou o Formulário de Solicitação de Aproveitamento de Créditos Internos, preenchido(s) e assinado(s) digitalmente com senha eletrônica por meio do Protocolo UFES (Lepisma) pelo(a) orientador(a) e da Assinatura Eletrônica do gov.br* pelo(a) estudante. O(A) estudante deverá também anexar ao e-mail os demais documentos exigidos, especificados no final do Formulário. O e-mail deverá ter o assunto “Solicitação de Aproveitamento de Créditos Externos", “Solicitação de Aproveitamento de Créditos Internos" ou “Solicitação de Aproveitamento de Créditos Externos e Internos".

Formulários

Os formulários de solicitação de aproveitamento de créditos estão disponíveis nos links abaixo.

  • Formulário de Solicitação de Aproveitamento de Créditos Externos [DOCX

  • Formulário de Solicitação de Aproveitamento de Créditos Internos [DOCX


Agendamento de Defesa ou Exame

Instruções

Até 15 (quinze) dias antes da defesa ou exame, o(a) estudante deverá enviar à Secretaria do PPGI por e-mail o Formulário de Solicitação de Agendamento de Defesa ou Exame preenchido e assinado digitalmente com senha eletrônica por meio do Protocolo UFES (Lepisma) pelo(a) orientador(a) e da Assinatura Eletrônica do gov.br* pelo(a) estudante. O(A) estudante deverá também anexar ao e-mail os demais documentos exigidos, especificados no final do Formulário. O e-mail deverá ter o assunto “Solicitação de Agendamento de Defesa de Dissertação de Mestrado”, "Solicitação de Aprovação em Exame de Qualificação de Doutorado", "Solicitação de Agendamento de Exame de Proposta de Tese de Doutorado" ou "Solicitação de Agendamento de Defesa de Tese de Doutorado".

* Favor garantir que as assinaturas feitas por meio do gov.br sejam feitas depois das feitas por meio do Lepisma, dado que o Lepisma invalida a conferência da assinatura do gov.br.

Formulários

Os formulários de solicitação de agendamento de defesa (ou aprovação em exame) estão disponíveis nos links abaixo.

  • Formulário de Solicitação de Agendamento de Defesa de Dissertação de Mestrado [DOCX

  • Formulário de Solicitação de Aprovação em Exame de Qualificação de Doutorado [DOCX
  • Formulário de Solicitação de Agendamento de Exame de Proposta de Tese de Doutorado [DOCX

  • Formulário de Solicitação de Agendamento de Defesa de Tese de Doutorado [DOCX

  • Formulário de Cadastro de Membro Externo de Banca [DOCX


Prorrogação de Prazo

Instruções

Ao ser notificado(a) pela Secretaria do PPGI sobre o vencimento de um prazo, o(a) estudante deverá enviar à Secretaria por e-mail o Formulário de Solicitação de Prorrogação de Prazo, preenchido e assinado digitalmente com senha eletrônica por meio do Protocolo UFES (Lepisma) pelo(a) orientador(a) e da Assinatura Eletrônica do gov.br* pelo(a) estudante. O e-mail deverá ter o assunto “Solicitação de Prorrogação de Prazo".

O Colegiado decidiu que o prazo da Prorrogação Regular, que deverá ser sempre a primeira a ser solicitada, será de 12 meses, totalizando 3 anos para a conclusão do Mestrado e 5 anos para a conclusão do Doutorado. Somente casos excepcionais, Prorrogação Excepcional, poderão ultrapassar o prazo de 12 meses, devendo estes serem feitos após esgotado a Prorrogação Regular. 

O pedido de Prorrogação Regular será feito sempre por 12 meses e no Doutorado afetará todas as etapas obrigatórias do regimento, ou seja, independentemente do período em que a prorrogação é solicitada (no exame de qualificação, na proposta ou na defesa), o prazo de 12 meses será aplicado em todas as etapas a partir da data original.

Formulários

Os formulários de solicitação de prorrogação de prazo estão disponíveis nos links abaixo.


Defesa ou Exame

Instruções

Até 7 (sete) dias antes da defesa ou exame, o(a) estudante deverá enviar ao(à) orientador(a) por e-mail os documentos de defesa preenchidos. O e-mail deverá ter o assunto “Documentos de Defesa de Dissertação de Mestrado”, "Documentos de Exame de Proposta de Tese de Doutorado" ou "Documentos de Defesa de Tese de Doutorado". Vale enfatizar que o(a) aluno(a) e o(a) orientador(a) deverão revisar cautelosamente o preenchimento dos documentos, a fim de evitar erros que possam dificultar processos futuros, tais como emissão de diploma.

Durante a defesa, os documentos devem ser preenchidos com a deliberação e assinados pelos membros da banca. No caso de defesas em que um ou mais membros da banca participem por meio de videoconferência, deve ser observada a Portaria Normativa PRPPG 08/2021.

Após a defesa, o(a) estudante deverá enviar à Secretaria do PPGI e aos membros da banca por e-mail os documentos preenchidos e assinados.

Documentos

Os documentos de defesa estão disponíveis nos links abaixo.

Dissertação de Mestrado

  • Registro de Julgamento [DOCX

  • Parecer Único [DOCX

  • Ata [DOCX

  • Folha de Aprovação [DOCX

  • Declaração de Composição de Banca [DOCX]

Exame de Proposta de Tese de Doutorado

  • Avaliação de Proposta de Tese [DOCX

Tese de Doutorado

  • Registro de Julgamento [DOCX

  • Parecer Único [DOCX

  • Ata [DOCX

  • Folha de Aprovação [DOCX]  

  • Declaração de Composição de Banca [DOCX]


Diploma

Os procedimentos para registro da defesa e emissão de diploma estão descritos na seguinte página:


Pós-Doutorado

Os procedimentos para registro de estágio de pós-doutorado estão descritos na seguinte página:


Chaves

Instruções

Para receber cópias de chaves do prédio CT-13, o(a) interessado(a) deverá preencher o Formulário Online de Declaração de Responsabilidade pelo Recebimento de Chaves do Prédio CT-13, anexando:

  • uma versão em PDF do Formulário Offline de Declaração de Responsabilidade pelo Recebimento de Chaves do Prédio CT-13, preenchido e assinado digitalmente por meio da Assinatura Eletrônica do gov.br*.

Note que o(a) interessado(a) deverá preencher o Formulário associado ao Laboratório do qual recebeu cópias de chaves. Por exemplo, caso tenha recebido as chaves do LCAD, favor preencher o Formulário Online de Declaração de Responsabilidade pelo Recebimento de Chaves do Prédio CT-13 (LCAD).

Formulários

Os formulários de declaração de responsabilidade pelo recebimento de chaves do prédio CT-13 estão disponíveis nas páginas abaixo. 


Diárias, Passagens, Ajuda de Custo e Reembolso PROAP

Instruções

O(A) interessado(a) deverá enviar à Secretaria do PPGI por e-mail o formulário de solicitação, preenchido e assinado digitalmente com senha eletrônica por meio do Protocolo UFES (Lepisma) pelo(a) docente (para solicitações de docentes) ou pelo(a) orientador(a) do(a) discente (para solicitações de discentes), e os demais documentos exigidos. O e-mail deverá ter o assunto “Solicitação de Recurso PROAP”.

Formulários

Os formulários de solicitação e a especificação dos demais documentos exigidos estão disponíveis nas páginas abaixo.

Antes de enviar a solicitação, leia as regras para uso do recurso PROAP do PPGI descritas na página abaixo.


Regimentos e Resoluções


Outros

  • Modelo de Tese de Doutorado [LaTeX]

  • Modelo de Dissertação de Mestrado [LaTeX]

  • Modelo de Proposta de Projeto de Pesquisa para Edital de Seleção de Candidatos(as) ao Curso de Doutorado em Ciência da Computação do PPGI [DOCX] [LaTeX]

  • Modelo de Proposta de Pesquisa para Edital de Seleção de Candidatos(as) ao Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES [DOCX] [LaTeX]

  • Formulário do Edital de Doutorado do PPGI - Ficha de Avaliação da Banca [DOCX]

  • Formulário do Edital de Doutorado do PPGI - Ficha de Avaliação do Professor Candidato a Orientador [DOCX]

  • Anexo I - Resolução de Bolsas do PPGI [DOCX]

Acesso à informação
Transparência Pública

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