O olhar do estudante do ensino fundamental sobre o ritual escolar: em busca do melhor recurso de registro digital da minha história em face do cotidiano da minha escola.

Resumo: Esta
pesquisa tem como tema o cotidiano da EEFM Alfredo Lemos
(Itaimbé/Itguaçu ES) e o olhar que o estudante do ensino
fundamental/médio impõe sobre ele no dia-a-dia. Nesse escopo de
compreensão, pretende-se realizar um estudo do tipo etnográfico da
referida escola, com o envolvimento de 5 alunos (3 do ensino
fundamental e 2 do ensino médio), sabendo-se que historicamente o
estudante não tem participação efetiva como co-responsável pelo
processo educativo e construtivo das práticas escolares. Desse modo,
essa pesquisa busca compreender as relações entre os agentes do
cotidiano escolar em busca de caminhos que possibilitem a
co-participação como prática revitalizadora da formação do indivíduo
enquanto cidadão. Visto o cotidiano escolar em face do mundo
globalizado, tem-se a compreensão de que novos procedimentos de relação
se fazem necessários e, nesse contexto, o uso do computador está cada
vez mais presente nas diversas atividades desenvolvidas pelo homem.
Faz-se, portanto, indispensável que se tenha facilitado o acesso às
redes mundiais de computadores pela promoção da inclusão digital e como
um modo de busca da igualdade de acesso às informações e aos bens
culturais.
O desafio está em que o homem se depara com o novo, e a novidade está
no retorno do que é revelado pelos interlocutores.

Data de início: 01/05/2009
Prazo (meses): 12

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910