A COMMITMENT-BASED REFERENCE ONTOLOGY FOR SERVICE: HARMONIZING SERVICE PERSPECTIVES

Nome: Julio Cesar Nardi
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 10/12/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
João Paulo Andrade Almeida Co-orientador
Ricardo de Almeida Falbo Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Fernanda Araujo Baião Amorim Examinador Externo
João Paulo Andrade Almeida Coorientador
Luís Ferreira Pires Examinador Externo
Mateus Conrad Barcellos da Costa Suplente Externo
Monalessa Perini Barcellos Examinador Interno
Renata Silva Souza Guizzardi Examinador Interno
Ricardo de Almeida Falbo Orientador
Vítor Estêvão Silva Souza Suplente Interno

Resumo: A noção de “serviço” tem sido amplamente adotada tanto na prática de setores
econômicos (p. ex., Serviço, Manufactura e Extrativismo) quanto nos estudos de disciplinas acadêmicas (p. ex., Marketing, Negócios e Ciência da Computação). Nesse contexto, iniciativas de pesquisa (p. ex., desenvolvimento de ontologias de serviço, modelos conceituais e teorias) têm buscado entender e caracterizar a complexa noção de serviço. Devido a visões particulares dessas várias disciplinas e setores econômicos, diferentes caracterizações (“serviço como interação”, “serviço como co-criação de valor” e “serviço como capacidade / manifestação de competência”, dentre outras) têm sido propostas. Entretanto, a existência não-harmonizada dessas caracterizações e
o foco num debate terminológico acerca do conceito de “serviço” (em detrimento de uma visão mais ampla do fenômeno de serviço) tornam difícil o estabelecimento de um corpo de conhecimento abrangente e unificado. Essa limitação impacta, p. ex., no estabelecimento de uma conceituação sobre serviço que possa estabelecer um alinhamento mais adequado entre as visões de Negócio e Tecnologia da Informação em Arquiteturas Organizacionais Orientadas a Serviço (AOOS), e o projeto e uso de linguagens de modelagem de serviços. Nesta tese, é definida uma fundamentação teórica para serviços baseada na noção de compromentimentos e reivindicações como elementos básicos na caracterização das relações de serviço. Tal fundamentação teórica é capaz de harmonizar várias perspectivas de serviço encontradas da literatura.
Ademais, essa fundamentação é especificada em uma ontologia de referência bemfundamentada, chamada UFO-S, a qual foi desenvolvida com a adoção de um aparato consistente de Engenharia de Ontologias (uma linguagem bem-fundamentada para representação de ontologias – OntoUML - e abordagens de verificação e validação de modelos). Como um tipo de teoria, UFO-S foi aplicada na análise de princípios de estruturação de AOOSs a fim de definir uma visão de arquitetural baseada em compromentimentos de serviço. Tal visão destaca os aspectos sociais inerentes às relações de serviço. Tais aspectos são, usualmente, negligenciados pelas abordagens atualmente adotadas (tais como, o modelo de referência de Arquiteturas Orientadas a
Serviço proposto por OASIS, ITIL, e a linguagem ArchiMate). UFO-S foi também adotada em uma análise ontológica de ArchiMate com foco na modelagem de serviços na Camada de Negócio. Tal análise evidenciou limitações na linguagem no que tange a ambiguidade semântica e falta de expressividade para representar ofertas de serviço (e os tipos dessas ofertas) e acordos de serviço em AOOSs. A fim de abordar essas limitações, três padrões de modelagem de serviço (modelagem de tipo de oferta de serviço, modelagem de oferta de serviço e modelagem de acordo de serviço) foram
propostos. A adoção desses padrões mostrou-se positiva quando avaliada por meio de um estudo empírico. Por fim, pode-se dizer que, além de oferecer uma fundamentação teórica capaz de harmonizar várias perspectivas de serviço, UFO-S, como um modelo de referência, mostrou-se útil na análise/estruturação de AOOSs e no projeto de linguagens de modelagem de serviço (tal como ArchiMate).

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