FRAMEWORK PARA ANÁLISE E INTERVENÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZADO

Nome: Bruno Bastos Stoll
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 19/07/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Credine Silva de Menezes Orientador
Davidson Cury Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Alberto Nogueira de Castro Júnior Examinador Externo
Credine Silva de Menezes Examinador Interno
Davidson Cury Orientador

Resumo: O uso de tecnologias como a internet permite que produções e interações sejam armazenadas. Essas informações, quando analisadas, são fonte de conhecimento profundo sobre os usuários, suas preferências e necessidades. Assim, tal análise pode proporcionar novas perspectivas em várias áreas, tais como indústria, meio ambiente, saúde e educação. Quando aplicada na área da educação, a extração de conhecimento proporciona um entendimento de fatores dentro do processo educacional. Apesar de haver várias pesquisas nessa área, ainda existem grandes desafios. Um deles está relacionado à dificuldade em realizar uma análise detalhada de tais dados. Para o professor, analisar e monitorar os dados coletados das interações dos alunos é uma importante e complexa tarefa. Pois o volume de dados pode ser muito grande e, entre a coleta e a análise, geralmente há pouco tempo. Dentro desse contexto, delimitamos o objetivo na produção de uma solução computacional para análise de dados acadêmicos, acoplável a qualquer ambiente de aprendizado que colete dados digitalmente, na finalidade de apoiar professores na análise dessas informações. A ferramenta de análise de dados foi proposta para que seja flexível para ser aplicado em qualquer contexto, com os módulos de coleta, previsão, recomendações e visualização. Para validar a proposta, um protótipo foi implementado como parte da solução com os requisitos necessários para aplicação da prova de conceito. Os testes foram realizados com um conjunto público de dados. E os resultados indicam que o modelo conceitual proposto apresenta uma possibilidade de melhoria na análise de dados e intervenção no processo de aprendizado.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910