Suporte computacional para interações síncronas em grupos de aprendizagens colaborativas

Nome: THIAGO DE OLIVEIRA TULER
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/03/2017

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALBERTO NOGUEIRA DE CASTRO JÚNIOR Examinador Externo
CREDINE SILVA DE MENEZES Examinador Interno
ORIVALDO DE LIRA TAVARES Orientador

Resumo: Na aprendizagem colaborativa, os membros de um grupo se engajam numa atividade, por meio de um processo interativo, com o objetivo de solucionar um problema ou produzir algo. Em situações de educação à distância, a viabilização desse processo é alcançado com o uso de ferramentas tecnológicas, baseadas principalmente na comunicação suportada por computador. Contudo, a aplicação de sistemas de comunicação textual síncrona no suporte à essas interações, acarretam diferentes situações-problema que prejudicam o processo de interação e a construção coletiva de significados, pois o suporte exigido envolve também a disponibilização de recursos que facilitem o gerenciamento de seus conteúdos e interlocutores. Neste contexto, o presente trabalho busca construir um ambiente para suportar estas interações síncronas dos grupos de aprendizagem colaborativa. Esta abordagem consiste em um sistema de bate-papo, acrescido de recursos que permitem o planejamento, a coordenação e a recuperação da discussão, por meio da análise do bate-papo, além da inclusão de funcionalidades que facilitem o compartilhamento de materiais de apoio, o esclarecimento de dúvidas, a negociação de impasses, a definição de tarefas, a organização de equipes e o monitoramento de participantes, gerando novos dados para análise e os relaciona com a discussão. Ao contrário dos trabalhos correlatos, esta proposta atende a todas as necessidades encontradas. Os experimentos realizados, como prova de conceito, mostraram que esta proposta de solução revelou-se como um viés eficiente na redução das situações-problemas e no suporte aos envolvidos neste processo. Assim, este trabalho de pesquisa apresenta as situações-problema identificadas, os requisitos levantados e o projeto de ambiente proposto, revelando um novo cenário de estudos, definindo um modelo de suporte a ser oferecido e mostrando como este processo de interação pode ser suportado. Além disso, este trabalho traz a implementação de um conjunto de ferramentas para análise de micro texto e a identificação de uma coleção de tecnologias que podem ser utilizadas no desenvolvimento de outros recursos nesta área.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910