Projetos de Extensão

O Departamento de Informática, em especial por meio da atuação do Programa de Educação Tutorial - PET da Engenharia de Computação, promove e organiza projetos de extensão com vistas a cumprir os objetivos de extensão universitária, compartilhando com o público externo o conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos no departamento.

São projetos de extensão realizados no Departamento de Informática:

Introcomp

O Introcomp (Introdução à Computação) é um curso de programação de computadores utilizando a linguagem C para alunos do ensino médio das escolas públicas da Grande Vitória. O curso proporciona a estes estudantes a oportunidade de compartilhar e explorar suas habilidades em computação para resolução de problemas, desenvolver o pensamento computacional, além de estimular a criatividade e o empreendedorismo.

O curso sempre se inicia em agosto e realiza suas aulas aos sábados pela manhã, no campus de Goiabieras da Ufes. O curso é concluído em dezembro e, no ano seguinte, a partir de fevereiro, é realizado um segundo módulo, preparatório para a Olimpíada Brasileira de Informática.

Mais detalhes no site: http://introcomp.pet.inf.ufes.br.

Jacee

As Jornadas de Atualização em Computação, Elétrica e Eletrônica (Jacee) promovem palestras e minicursos nas áreas de Informática, Engenharia Elétrica e Eletrônica visando promover a divulgação de tecnologias e o aperfeiçoamento de conhecimentos técnico-científicos dos graduandos de qualquer Instituição de Ensino Superior do estado do Espírito Santo.

Mais detalhes no site: http://www.inf.ufes.br/~jacee/.

Topcom

O Torneio de Programação de Computadores (Topcom) consiste na resolução e implementação de uma lista de problemas em um intervalo de tempo específico por equipes de estudantes da área de computação. O torneio dá aos participantes a oportunidade de demonstrar, compartilhar e aprimorar suas habilidades em solucionar problemas usando o computador, explorando o trabalho em equipe sob pressão e estimulando a criatividade.

Mais detalhes no site: http://topcom.pet.inf.ufes.br.

Maratona de Programação

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação realizado desde 1996 que se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins. Similar ao Topcom, os alunos são divididos em times e devem resolver durante um número determinado de horas o maior número possível dos problemas entregues no início da competição.

A Ufes já participou como sede da etapa regional da Maratona de Programação e realiza cursos e eventos com vistas a preparar equipes formadas por seus alunos de programação para participação na maratona em nível nacional.

Mais detalhes no site: http://www.pet.inf.ufes.br/projetos/maratona/

Trufes

O Torneio de Robótica da Ufes (Trufes) é um torneio entre equipes de alunos de qualquer escolaridade que devem produzir robôs capazes de realizar um desafio e se adaptar a eventuais imperfeições de um ambiente simulado de forma simplificada (ex.: uma operação de resgate de reféns e desarmamento de uma bomba em um shopping).

O evento visa difundir a prática de robótica em âmbito nacional, onde ainda é vista como um tópico de ficção científica, sendo organizado pela Equipe de Robótica da Ufes, com apoio do Departamento de Informática.

Mais detalhes no site: http://trufes.erusbot.com.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910