Projeto de extensão realizado no CT arrecada computadores para retorno das aulas

Tendo em vista o retorno das atividades de ensino (EARTE) agendado para o dia 09 de setembro, toda a Universidade está mobilizada para propiciar um ambiente funcional e operativo, mesmo que de forma remota em virtude das restrições impostas pela pandemia, para docentes, técnicos administrativos e alunos.

Dentre as possibilidades de apoio aos alunos que necessitam de recursos computacionais e de conectividade estão os editais de Auxílio Inclusão Digital Emergencial (graduação, pós-graduação e acessibilidade), contemplando auxílio financeiro / disponibilidade direta dos equipamentos de TI.

No Centro Tecnológico, um grupo de alunos e professores está engajado na recuperação e adequação de computadores que possam ser disponibilizados àqueles que não dispõem deste recurso. Participam diretamente desta ação os grupos PET Engenharia de Computação, PET Engenharia Elétrica, além do Programa de Extensão ERUS/CT. Para os alunos envolvidos no projeto, além dos aspectos relacionados à formação técnica, também incorpora-se a atuação em atividades "além-muros" da universidade, caracterizando um forte aspecto extensionista. O projeto tem apoio direto da Proex e da direção do Centro Tecnológico, além dos Departamentos de Engenharia Elétrica e de Informática (os alunos são orientados pelos professores André Ferreira e Tiara Freitas, do Departamento de Engenharia Elétrica, e Rodrigo Laiola e Cláudia Galarda, do Departamento de Informática).

Desta forma, computadores e equipamentos de TI obtidos através de doações e de remanejamento interno na própria Universidade são limpos, revisados e manutenidos no Laboratório de Adequação, localizado no térreo do CT-12. Enquanto uma configuração mínima de hardware é exigida para doações, para os softwares a serem instalados (inclusive sistema operacional) a opção natural é por software livre, priorizando aspectos de desempenho (mesmo em PCs antigos), experiência de usuário e possibilidade de suporte futuro.

Espera-se que esta ação seja continuada mesmo após o período de pandemia.

Mais informações na reportagem da RedeTV! ES.