Professores e aluno do PPGI têm projetos aprovados no Edital Universal FAPES

Professores do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI/CT/UFES) tiveram dois projetos contemplados pelo Edital nº 21/2018 - UNIVERSAL da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), somando mais de R$ 80 mil de fomento. O resultado do edital pode ser visto no site da FAPES.

O prof. Alberto Ferreira De Souza submeteu o projeto "Planejamento de Movimento de Carros Autônomos em meio a Objetos Móveis em Cenários Desafiadores" e teve aprovado orçamento de R$ 40.200,00. Já o prof. Celso Alberto Saibel Santos, com seu projeto "UinMulSE - Infraestrutura para Avaliação da Experiência do Usuário em Ambientes MULtisSEnsoriais", foi contemplado com R$ 42.374,72 para a pesquisa.

Além dos professores, o aluno de doutorado Saymon Castro de Souza, professor do IFES e orientado no PPGI pelo prof. José Gonçalves Pereira Filho, também teve um projeto aprovado no edital. Com o título "Análise e desenvolvimento de uma arquitetura para enriquecimento semântico de dados em Internet das Coisas", sua pesquisa experimental receberá fomento de R$ 22.924,00.

Não é a primeira vez que Saymon recebe fomento da FAPES. De 2015 a 2017, Saymon coordenou projeto de Iniciação Científica Jr. chamado "O uso de redes de sensores para monitoramento da bacia hidrográfica do rio Jacaraípe para predição de enchentes". Os resultados deste projeto foram destaque no site da FAPES e na imprensa local.

O PPGI parabeniza todos os coordenadores de projetos de pesquisa contemplados.

(Em 13/02/2019)