Acordo de Cooperação Acadêmica entre a UFES e University of Bristol

A UFES firmou recentemente um acordo formal de cooperação com a University of Bristol, do Reino Unido. O acordo foi resultado do esforço dos professores do Departamento de Informática e do Programa de Pós-Graduação em Informática Magnos Martinello e Roberta Lima Gomes, que encontram-se atualmente afastados para pós-doutorado em Bristol. O prof. Magnos é o Coordenador na UFES do acordo de cooperação.

O acordo, que pode ser lido na íntegra no site da Secretaria de Relações Internacionais da UFES, prevê o intercâmbio entre docentes, pesquisadores estudantes e membros da equipe técnico-adminsitrativa; elaboração conjunta de projetos de pesquisa; organização conjunta de eventos científicos e culturais; intercâmbio de informações e publicações acadêmicas; além de cursos e disciplinas compartilhadas.

A Universidade de Bristol foi recentemente ranqueada entre as 10 melhores universidades do Reino Unido e está entre as 50 melhores universidades do mundo de acordo com o QS World University Rankings 2018. Foi no H. H. Wills Laboratory da Universidade de Bristol que César Lattes junto com outros pesquisadores descobriram a partícula atômica (o méson pi), descoberta que levou o Prêmio Nobel de Física, concedido a Cecil Frank Powell (coordenadora do laboratorio). A universidade já foi comandada por Winston Churchill, que foi chancellor de 1929 até sua morte em 1965.

(Em 05/12/2017)